Em Oliveira do Hospital está tudo preparado para mais uma Taça Hugo dos Santos, em basquetebol, que na 8ª edição surge com um novo figurino, numa final a oito equipas.
De 2 a 5 de fevereiro as melhores equipas do basquetebol português – FC Porto, UD Oliveirense, Benfica, Vitória SC, Galitos Barreiro, Ovarense e Illiabum Clube – e o Sampaense Basket enquanto equipa organizadora, voltam a proporcionar importantes partidas de basquetebol.
Esta é a quinta vez que a prova é disputada em Oliveira do Hospital, concelho de onde é natural Hugo dos Santos, um general da revolução de abril e que foi presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. A prova é por isso uma homenagem a Hugo dos Santos.
A Taça Hugo dos Santos é uma competição importante promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol que, desde há cinco anos, conta com o apoio do município de Oliveira do Hospital que acolhe a iniciativa, com os jogos a terem lugar no Pavilhão municipal da cidade, e com entradas livres. A Associação de Basquetebol de Coimbra e o Sampaense Basket também são parceiros na organização.
Em conferência de imprensa realizada esta manhã, Nuno Ribeiro, vereador do desporto da Câmara Municipal destacou a importância da prova se voltar a realizar no concelho. “É uma grande honra”, referiu o responsável que, para além de valorizar a vertente desportiva, aprecia o facto de a prova “promover o concelho”.
José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “justa” a taça que reconhece o trabalho de Hugo dos Santos. O autarca lembrou que a taça “foi eleita como “evento do ano” e que edições anteriores têm sido elogiadas pela capacidade organizadora” . Com boas expectativas na Taça que está prestes a iniciar, Alexandrino disse esperar que “Oliveira do Hospital saiba receber quem vem ver os jogos”. Afinal, “A taça ajuda a promover a marca Oliveira do Hospital”.
Pinto Alberto, representante da Federação Portuguesa de Basquetebol não duvida de que Oliveira do Hospital, “terra de Hugo dos Santos”, “é o local certo” para a realização da prova. O responsável notou também “as responsabilidades acrescidas” que decorrem da distinção como “evento do ano” na Gala do Desporto”. “Tudo faremos para que seja também um sucesso este ano”, referiu Pinto Alberto apreciando o envolvimento da Câmara na prova que este ano, com novo figurino, vai proporcionar “excelentes quartos de final, melhores meias finais e a melhor final”.
Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra partilhou o gosto pela participação na prova, só possível pelo envolvimento da autarquia, que saudou “pelo trabalho feito em prol do desporto”.
Clube anfitrião da Prova, o Sampaense Basket participa pela primeira vez na Taça Hugo dos Santos, situação que é motivo de “grande alegria” para Nuno Marques, presidente daquela secção de basquetebol. “Esperamos que a Taça seja veículo de divulgação do basquetebol e captação de novos talentos. Será um fim de semana repleto de basquetebol”, referiu.