O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” contemplou esta quinta-feira, o concelho de Oliveira do Hospital, com um avião Dromader M-18 a percorrer zonas de encostas de difícil acesso…
… que foram fustigadas pelo incêndio de 15 de outubro. A operação decorreu no Vale do Alva, na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.
Nesta primeira fase, foram lançadas sementes de gramíneas e leguminosas numa área de cerca de 10 hectares.
Teresa Dias, vereadora da Câmara Municipal responsável pelas Floresta adiantou à Rádio Boa Nova que a iniciativa representa “uma mais valia” porque as sementes “vão ajudar a fixar os solos”.
“No caso de chuva, ajuda a reter as terras e a que não haja erosão”, explicou a responsável.
Este projeto é da responsabilidade da TAKE C’AIR, da Replantar Portugal, Quercus e da empresa de serviços aéreos Avitrata, com a colaboração dos municípios.
“Se resultar pode ser replicada”, refere Teresa Dias que dá o bom exemplo de S. pedro Sul onde a iniciativa foi experimentada no ano passado e “deu bons resultados”.
A zona hoje beneficiada é a mesma onde foram feitas as barreiras com troncos numa iniciativa de estabilização solos da responsabilidade do ICNF. Por via área, foram assim semeadas leguminosas e gramíneas, que incluem espécies melíferas que dão flor e que “são boas para as abelhas”. “É um dois em um”, refere Teresa Dias, dando conta do agradecimento do município pela realização desta iniciativa.