A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional nos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil aprovou, por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas de 2023 pautado por “uma gestão eficiente e rigorosa, com um resultado financeiro excelente”. Para o presidente da direção, Daniel Dinis Costa,, confirma-se o propósito de “continuar a garantir a sustentabilidade da Escola Profissional EPTOLIVA para a década, com investimentos em melhores condições na escola, nos alunos e nos seus colaboradores”.
Segundo comunicado, no ano letivo 2023/24 a EPTOLIVA voltou a superar todos os objetivos traçados, conseguindo, mais uma vez, novo recorde do número de novos alunos, registando uma população escolar de cerca de 300 alunos distribuídos por 20 cursos profissionais, o que representa uma duplicação relativamente há cerca de 10 anos atrás.
A estratégia de internacionalização traçada com o Projeto “EPTOLIVA – Em Rede PALOP”, o reforço da parceria de sucesso estabelecida com a Ilha do Sal (Cabo-Verde) e a abertura do primeiro alojamento de estudantes da região, o EPTOLiving, possibilitaram o acolhimento de um maior número de alunos de diferentes pontos do país, assim como alunos migrantes de todos os cantos do mundo, com a inscrição de estudantes provenientes de 10 nacionalidades diferentes.
A aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados, nas áreas de informática e digital, somaram mais um grande objetivo superado a juntar ao “Projeto Missão Futuros E9G”, resultado da candidatura ao Programa Escolhas, assim como os Projetos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3 conseguidos para o Centro Qualifica e o ambicioso plano anual de atividades, que foi cumprido na íntegra, com iniciativas de grande impacto na comunidade, como foi o caso do EPTO Rodas Fest, fizeram de 2024 um ano marcado pelo maior investimento de sempre, também ao nível do pessoal Docente e Não docente, com a maior vinculação de sempre nos quadros, e o maior número de sempre de pessoas aos serviço da ADEPTOLIVA.
“Uma Escola completamente diferente no Futuro 30.30” é o propósito desta Direção, como referiu Daniel Costa, destacando os próximos desafios em agenda. A ampliação da residência EPTOLiving, em Oliveira do Hospital, e a abertura, já em setembro de 2024, de um espaço idêntico em Tábua, estão na agenda dos próximos investimentos. O funcionamento em pleno dos dois Centros Tecnológicos Especializados aprovados, a modernização das oficinas de manutenção industrial e mecatrónica automóvel, e a requalificação dos espaços exteriores envolventes ao edifício sede, concebidos no projeto EPTO Fun Spots, são alguns dos investimentos que estão no propósito de transformar a EPTOLIVA numa escola completamente diferente, não só a nível de imagem, como de inovação pedagógica com equipamentos tecnológicos que visam modernizar e melhorar a qualidade do ensino em todas as áreas de formação.
Em destaque nesta Assembleia Geral estiveram, ainda, os 10 anos da Presidência de Daniel Dinis Costa, à frente dos destinos da EPTOLIVA, cujo mandato tem sido pautado pela visão estratégica na evolução da escola que tem vindo a adaptar-se por forma a dar resposta aos novos desafios da sociedade, tendo sido aprovado um voto de louvor e reconhecimento, extensível a todos os que fizeram fazem parte das sucessivas direções, pelo cumprimento de uma década ao serviço da EPTOLIVA e ADEPTOLIVA, marcado pela inovação pedagógica, empreendedora e sustentável na afirmação da Escola e do ensino profissional no território. “Sinto-me orgulhoso do trabalho feito e agradecido a todos os membros das direcções, docentes, não docentes, promotores e membros da comunidade educativa, que nos acompanharam nestes 10 anos”, disse o presidente da ADEPTOLIVA, felicitando em particular as alunas e os alunos “porque sem eles não faria sentido todo este trabalho”. “Com o inconformismo que nos caracteriza, procuraremos sempre fazer mais e melhor. Perante os desafios do presente e do futuro, manteremos a força e a determinação do primeiro dia.
E a assinalar a década de mandato de Daniel Costa, a Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprovou a entrada de mais 10 novos promotores a somar aos 100 que já dispõem, potenciando assim, a relação institucional com estes parceiros, de modo a aumentar a atratividade da escola para além da região e reforçar o compromisso com a sua comunidade e com o tecido empresarial.
“Estamos muito gratos a todo este trabalho espelhado em várias vertentes, dedicado, entusiástico, envolvente e triunfante que projeta o nome de Oliveira do Hospital para todo o mundo”, referiu a Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Brito, agradecendo, também, a disponibilidade dos alunos e professores nas muitas e diversas atividades realizadas com o Município. O inequívoco crescimento da Escola a nível nacional e internacional, “a marca da EPTOLIVA hoje na Ilha do Sal” e os mais de 100 prémios conquistados “que são o expoente máximo do ensino de qualidade desenvolvido nesta escola profissional”, foram enaltecidos por David Pinto, Vereador da Câmara Municipal de Tábua, referindo-se ao contributo na fixação dos jovens na região, através da formação profissional e da sua envolvência nas atividades com a comunidade.
“É com muito agrado que verificamos que a EPTOLIVA está cada vez mais dinâmica e, ano após ano, continua a reforçar o seu papel no território e a nível nacional” referiu José Ferreira, que presidiu a esta Assembleia Geral, deixando o seu apreço e reconhecimento ao trabalho desenvolvido, com um elogio corroborado por todos os promotores: “É um enorme orgulho ter no interior de Portugal, uma escola que dá cartas no país inteiro.”