O Município de Arganil vai atribuir uma Medalha do Concelho, em ouro, e 13 Medalhas de Mérito, em prata dourada, na sessão solene do Feriado Municipal, no dia 7 de setembro. A cerimónia que celebra os 910 história do concelho de Arganil será presidida pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
As distinções destinam-se a agraciar publicamente pessoas coletivas e singulares que se evidenciem pelo seu trabalho nas mais diversas áreas de atuação, contribuindo para o prestígio e desenvolvimento do concelho de Arganil.
“No dia de celebrara Arganil e os Arganilenses é da mais elementar justiça prestarmos homenagem a todos aqueles que, de forma inspiradora, levam e levam o nome do nosso concelho a patamares de excelência e que contribuem para um território mais próspero”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa
A Medalha do Concelho de Arganil, a mais alta distinção concedida pelo Município, vai ser atribuída ao General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe de Estado-Maior do Exército.
Eduardo Mendes Ferrão, filho do saudoso Professor José Eduardo Mendes Ferrão, natural de Côja, desempenhou funções de comando em várias unidades e brigadas, incluindo o Comando das Forças Terrestres e a Brigada Mecanizada. Foi também Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar.
Entres as missões internacionais, comandou a Reserva Tática Terrestre na Kosovo Force e foi Deputy Force Commander na missão MINUSCA da ONU na República Centro-Africana. Participou, ainda, na criação das EUROFORÇAS e na instalação do Quartel-General da EUROFOR em Florença.
Da sua distinta folha de serviço constam 14 louvores e 17 condecorações, destacando-se a Ordem Militar de Avis Grau de Grande Oficial e a Ordem da Renascença da República Centro Africana Grau de Comendador.
A jovem investigadora Vanessa Coelho Santos será condecoração com a Medalha de Mérito, em reconhecimento do impacto significativo do seu trabalho na investigação científica, particularmente no desenvolvimento cerebrovascular de recém-nascidos.
Com a mesma distinção será agraciado o Coronel Albino Tavares, nomeado como oficial de ligação junto da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, como homenagem à sua carreira militar notável e ao seu percurso exemplar na Guarda Nacional Republicana.
Também com Medalha de Mérito será distinguido o médico João Pedro Pimentel, em reconhecimento da sua destacada carreira e contribuição na área da saúde pública, incluindo seu trabalho como Delegado de Saúde Regional do Centro e presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro. A condecoração celebra o seu impacto positivo e as melhorias significativas que trouxe para o concelho de Arganil.
Na área da investigação médica, Patrícia Costa Reis, com raízes em Côja, receberá a restante Medalha de Mérito, em virtude do seu notável percurso e contribuição para a medicina e saúde pública. A médica pediátrica não marcará presença na sessão do Feriado Municipal, sendo a distinção entregue em data a ser anunciada oportunamente.
No mérito empresarial, destacam-se as empresas do concelho distinguidas como PME Líder em 2023 que não foram reconhecidas pela Câmara Municipal anteriormente: Confriovo; Madibeiras, Sociedade de Madeiras; MTA – Movimento de Terras do Alva e Raúl Correia – Representações, Lda. Esta distinção pública sublinha o papel fundamental destas empresas na criação de riqueza e no desenvolvimento económico do território.
Recebem a Medalha de Mérito Associativo a Liga Regional Cojense; a Comissão de Iniciativas de Cerdeira; a União Noguirense; A Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Cepos e a Comissão de Melhoramentos de Casal de São José. Estas associações, com mais de noventa anos de atividade, continuam a desenvolver um trabalho relevante no cumprimento do seu objeto social. O reconhecimento municipal pretende enaltecer e agraciar o papel fundamental dessas instituições na promoção de atividades sociais e culturais, bem como no enriquecimento da vida arganilense.
A entrega das 14 distinções honoríficas foi deliberada pela Câmara Municipal de Arganil, em sessão realizada no dia 19 de agosto de 2024.
João Pedro Caseiro denuncia estado de “abandono” da Central de Camionagem de Oliveira do Hospital
O oliveirense João Pedro Caseiro, que à quarta feira assina o espaço de Opinião na Rádio Boa Nova, denunciou esta...
Ler mais