Foram aprovadas 12 candidaturas no concelho de Arganil ao Fundo Recomeçar – Ambiente, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,…
… que se destina a apoiar projetos desenvolvidos por entidades públicas e privadas nas áreas afetadas pelo incêndio de 15 e 16 de outubro de 2017.
“Os diversos projetos, apresentados pelas juntas e uniões de freguesias, comissões de melhoramentos e associações do concelho, visam a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, através da reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e promoção de iniciativas e atividades que beneficiem os munícipes e a economia local”, refere nota da autarquia.
No total, vão ser investidos “mais de 285 mil euros no território concelhio, concretamente nas freguesias de Celavisa, Benfeita, Folques, Pomares, São Martinho da Cortiça e nas uniões de freguesia de Cepos e Teixeira, Cerdeira e Moura da Serra e Vila Cova de Alva e Anceriz”.
Integram o Fundo Recomeçar duas medidas distintas: Recuperação do Ambiente, Ordenamento do Território e Diminuição do Risco de Incêndios (Medida 1) e Recomeçar em Segurança (Medida 2). Das 41 candidaturas aprovadas na Medida 1, dez destinam-se ao concelho de Arganil.
“Tendo respondido pronta e afirmativamente a todas as solicitações, prestando o devido auxílio na elaboração e submissão das candidaturas, a autarquia congratula as entidades pela iniciativa demonstrada e pelo incansável trabalho na recuperação, requalificação e preservação ambiental e florestal do território, desde que o concelho foi tragicamente afetado pelas chamas em outubro de 2017”, adianta o comunicado.