A Academia de Desporto Adaptado da ARCIAL participa, nos dias 7 e 8 de julho, na Fase Final do 1.º Campeonato Nacional de Boccia DI, para a qual se qualificou após ter vencido o torneio disputado em Tondela, no âmbito dos 3.ºs Jogos de Inverno realizados no passado mês de janeiro.
Organizada pela ANDDI Portugal (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual) e pela APPACDM de Viana do Castelo, a prova realiza-se na cidade minhota e envolve um conjunto de 18 equipas de todo o país. A maioria das instituições presentes teve de ultrapassar a sua zona de qualificação para competir nesta fase final, sendo a ARCIAL uma das duas únicas que se apurou após vencer torneios nacionais, no caso, os Jogos de Inverno. De salientar que, em 2024, os Jogos de Inverno da ANDDI irão disputar-se em Oliveira do Hospital, nos dias 26 e 27 de janeiro, sendo esperada a presença de duas centenas de atletas.
Quanto ao Campeonato Nacional de Boccia, a participação da ARCIAL na prova é o culminar de uma aposta recente da ADAA nesta modalidade desportiva, também ela recente no seio da ANDDI – Portugal, que apenas agora realiza o 1.º Campeonato Nacional DI, destinado a pessoas com deficiência intelectual.
De recordar que, no espaço de pouco mais de uma semana, esta será a segunda presença da ARCIAL em fases finais nacionais de provas desportivas, depois da disputa do Campeonato Nacional de Futsal da ANDDI nos dias 30 de junho e 1 de julho, em Loures, onde defrontou as equipas da CERCIFAFE, do Santa Clara e do Sporting CP, não conseguindo o apuramento para as meias finais da prova.
Com atividade formal desde 2019, a presença nas duas fases finais premeia o trabalho desenvolvido pela ARCIAL ao longo dos últimos anos através da Academia de Desporto Adaptado, orientada pelo técnico João Quaresma. A ADA é um dos veículos do trabalho de inclusão e capacitação desenvolvido pela ARCIAL com os seus utentes e traduz o compromisso da instituição com a sua Missão, a sua Visão e os seus Valores.