A Autoridade de Gestão do Centro 2030, em colaboração com a CIM Região de Coimbra e com o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC), promoveu hoje, uma ação de divulgação sobre os apoios às empresas.
Com vista a ajudar as empresas, atualmente encontram-se abertos avisos de concurso direcionados a territórios de baixa densidade. Estão ainda abertos avisos de concurso direcionados a território que não são classificados como sendo de baixa densidade.
Nestes avisos de concurso é dado um claro enfoque a operações que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado, contribuindo para reforçar a orientação exportadora e a competitividade externa da economia portuguesa.
Por outro lado, com estes Avisos pretende-se estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação.
“As empresas têm um importante papel enquanto agentes motores do crescimento e do desenvolvimento regional. Apostar na competitividade é imperativo para o desenvolvimento económico e social da Região de Coimbra e estes apoios permitirão que o nosso território se destaque no setor a competitividade e da inovação empresarial”, afirmou Raul Almeida, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, realçando que “são as empresas o motor de crescimento desta Região, pelo que é o nosso dever, enquanto decisores políticos, criar mecanismo de apoio para as mesmas”.
O tecido empresarial que compõe o Território da CIM Região de Coimbra é composto por micro, pequenas e médias empresas (PME), pelo que estes apoios são importantes para esta região com vista a alavancar o emprego, a fixação de novas empresas, a inovação, o aumento das exportações, o aumento da capacidade produtiva, a competitividade e a gestão dos recursos identitários desta Região.
Este é um importante envelope financeiro direcionado às micro, pequenas e médias empresas (PME), para as quais se espera uma grande adesão na utilização destes apoios.
Tiago Fonseca (Aluno estagiado AEOH)