A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou a entrada em vigor de um novo procedimento na emissão de faturas e nas respetivas datas de pagamento do serviço de abastecimento de água.
Segundo a empresa, com esta alteração “as faturas deixam de ser emitidas sempre no mesmo dia, podendo ser enviadas em diferentes momentos ao longo do mês”. Como consequência, “a data limite de pagamento poderá também variar”, sendo que a informação correta estará sempre indicada no documento, devendo ser essa “a referência considerada pelos clientes”.
De acordo com a APdSE, o pagamento passa agora a ser efetuado com “um prazo mínimo de 20 dias após a data de emissão da fatura”. Sempre que a data limite coincidir com um fim de semana ou feriado, “o pagamento poderá ser realizado no dia útil seguinte”.
A empresa explica que esta mudança surge devido a “atrasos frequentes na entrega das cartas por parte dos CTT”, situação externa, mas que tem gerado constrangimentos junto dos clientes. O novo modelo pretende “garantir que as faturas chegam atempadamente e reduzir dificuldades associadas ao cumprimento dos prazos”.
A APdSE esclarece ainda que “não existe corte imediato do fornecimento em caso de ultrapassagem da data limite de pagamento”. Após o prazo, a fatura poderá ser regularizada “com os juros legais aplicáveis”. Apenas “após 10 dias consecutivos sem pagamento poderá ser emitido um aviso de dívida e eventual interrupção do serviço”.
Para assegurar que toda a população compreende estas alterações, foi também preparado “um vídeo explicativo contribuindo para uma melhor informação da comunidade”.
A empresa reafirma o compromisso de prestar “um serviço próximo, transparente e ajustado às necessidades da população”, recomendando a todos os clientes que “confirmem sempre a data de pagamento indicada na sua fatura”.





























