Apesar de as condições climatéricas terem comprometido a rentabilidade da produção do Queijo Serra da Estrela, a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela garante que o “produto está com ótima qualidade”.
A seca, a redução do efetivo animal, os custos de certificação e a pouca atratividade da profissão são fatores que levam Manuel Marques a temer pelo futuro do Queijo Serra da Estrela. O presidente da ANCOSE assumiu que irá propor junto das autoridades superiores que haja “outra entidade certificadora em que o preço seja diminuído”, uma vez que os produtores têm dificuldade em suportar os custos da certificação do queijo.
Segundo o responsável, nos últimos dez anos verificou-se uma “redução significativa do efetivo animal”, sendo que, neste momento, contabilizam-se 80 mil animais. Com cerca de “dois mil associados pagantes” que abrangem oito concelhos da Região Demarcada da Serra da Estrela, 300 “fazem parte do melhoramento” e constam no livro genealógico.
Manuel Marques considera que “a ovinocultura ainda não está rentável para cativar novos pastores”. Enaltece, assim, os homens que assumem esta “profissão duríssima, onde não têm direito a férias, fins-de-semana e feriados, enfrentando o frio e o calor”. “Aliás, dizem que o rebanho tem de ver o seu dono todos os dias senão não produzem”, disse, lamentando que os jovens “não se interessem pelo setor”. “Espero que se reverta a situação, sob pena de se perder uma das melhores iguarias da região, o Queijo Serra da Estrela”, frisou.
A esta altura, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela presta apoio aos seus associados em diversas questões. “Não deixou aumentar o preço das vacinas, retirou o pagamento da comparticipação financeira que os pastores pagavam à ANCOSE”, explicou Manuel Marques que garante que a associação “não deixará faltar pão na mesa de nenhum pastor ou produtor”.
Este fim-de-semana, a ANCOSE voltará a marcar presença na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital com a venda de produto e com a mostra animal. “Fizemos contrato com a nossa anterior queijeira que está a explorar a queijaria”, explicou.
Manuel Marques enaltece, assim, este tipo de eventos que promovem o Queijo Serra da Estrela.