Arranca este fim-de-semana, dias 27 e 28 de maio, a segunda edição do Alva Skate Fest que, este ano, proporciona a “descida épica” a oito dezenas de atletas “representantes de dez países”. Em pleno Vale do Alva, a descida que liga Senhor das Almas a S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser palco deste evento repleto de adrenalina já assumido internacionalmente.
Apesar de ser recente, o Alva Skate Fest rapidamente “colocou Oliveira do Hospital na rota de eventos desta modalidade” como referiu Nuno Ribeiro, vereador do Desporto do Município oliveirense, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa. Segundo o responsável, face à edição anterior, regista-se uma maior afluência de participantes e de parceiros. Nesta prova, que conta para o circuito nacional de Skate Downhill, estão confirmadas presenças de 80 riders oriundos de Portugal, Espanha, Áustria, Alemanha, Suíça, Escócia, França, Reino Unido, Peru e Andorra, entre os quais Diego Poncelet, campeão do mundo.
De acordo com Nuno Ribeiro, a iniciativa “nasceu com a Portugal Longskate que, de forma informal, fizeram a descida e perceberam que a mesma era atrativa para este tipo de modalidade”. “Com potencial para crescer” e se tornar um evento de referência a nível mundial, o Alva Skate Fest beneficia da “morfologia do território de Oliveira do Hospital”. A prova conta com zonas específicas de assistência para o público que “deve cumprir com as regras de segurança”. Nos dois dias do evento, as descidas vão decorrer entre as 10h00 e as 18h00, sendo que, em média, cada atleta faz mais de dez. No sábado decorrem “descidas cronometradas”, para a primeira prova do circuito nacional da modalidade, e no domingo “descidas livres”.
“O Alva Skate Fest é um evento espetacular” logo frisou José Francisco Rolo. Para o presidente da autarquia oliveirense, a iniciativa “promove a região através do turismo verde ativo”. “Esta forma de desporto não polui. Privilegia a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental, uma vez que vive das condições naturais que o território oferece”, afirmou. Na ocasião, o autarca comprometeu-se a candidatar o Alva Skate Fest ao programa Portugal Events para que “ganhe dimensão mundial”. “É uma forma inteligente de promover o território e de gerar economia local”, referiu, lançando o convite para que “venham a Oliveira do Hospital e sintam a adrenalina junto ao Vale do Alva”.
Do lado da Portugal Longskate, Jorge Pernes revelou que “é com muito agrado” que voltam a colaborar na iniciativa. Adiantou que “o feedback do ano passado foi extraordinário a nível nacional e internacional”, visto que “o evento foi falado em todo o mundo”. Na conferência de imprensa, vários atletas não hesitaram em afirmar que se “sentem em casa em Oliveira do Hospital” e que “a descida é uma das melhores do mundo”.
Rui Coelho, anfitrião da iniciativa como presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, sublinhou que “é com satisfação e alegria que tem um evento destes na sua freguesia”.
Bruno Ramos, coordenador da Rede das Aldeias do Xisto, defendeu que “era uma questão de tempo até este desporto se afirmar neste território”, sendo que a modalidade é “emergente e inovadora”.
O Alva Skate Fest é organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Portugal Longskate e a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, com o apoio da Rede das Aldeias do Xisto e envolvimento da Eptoliva e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Veja/ oiça a conferência de imprensa aqui.