O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, entregou os certificados aos alunos arganilenses que participaram na Universidade de Verão da Universidade de Coimbra e na Escola de Verão da Escola Superior Agrária de Coimbra – IPC.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Luís Almeida (Educação), Elisabete Oliveira e Filipe Frias, além da vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Érica Castanheira, e de Paula Gonçalves, em representação do Agrupamento de Escolas de Arganil.
Os programas de verão da UC e da ESAC-IPC contaram com cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil, que tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade universitária ao longo de uma semana.
Destacando a experiência enriquecedora e diferenciadora vivida pelos alunos, Luís Paulo Costa sublinhou a importância destas iniciativas para a integração na vida académica. “São vivências que marcarão o percurso que venham a fazer e que ajudarão nas vossas decisões futuras.”
“Este certificado é o reconhecimento do percurso escolar de cada um de vós, e a vossa participação neste programa é fruto do empenho e do trabalho realizado durante o ano letivo”, destacou o presidente da Câmara, ressalvando que “o esforço compensa”.
Os alunos de ambos os programas foram selecionados com base no mérito escolar obtido no ano letivo de 2023/2024, sendo-lhes atribuída uma bolsa em regime de alojamento, que se reflete num investimento de 10 mil euros.
Luís Paulo Costa enfatizou, ainda, a parceria estabelecida com o Agrupamento de Escolas de Arganil e todo o processo de seleção dos alunos, baseado na transparência, e reconheceu a importância do apoio da família em todo o percurso académico.
Participaram na Universidade de Verão da UC 15 alunos do ensino secundário e na Escola de Verão ESAC-IPC 34 alunos dos 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos.