Os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) participaram, nos dias 16 e 19 de fevereiro, em ações de reflorestação em Avô e Gondramaz, respetivamente.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa consistiu na plantação de espécies autóctones como medronheiros, sobreiros e carvalhos.
Refira-se que esta atividade, organizada pela Escola Superior Agrária de Coimbra, no âmbito do projeto F4F – Forest For Future, contou com a colaboração de alunos da ESTGOH e de escuteiros de Oliveira do Hospital.
Para a Escola Superior, “esta atividade foi um sucesso, visto que foram plantadas centenas de espécies autóctones com o fundamental contributo e voluntariado dos alunos da ESTGOH”.
“Outros objetivos foram cumpridos, como aumentar o conhecimento dos cuidados na plantação de espécies autóctones; observar a diversidade da paisagem; a defesa da floresta contra incêndios florestais com recurso a espécies folhosas autóctones, caracterizadas por menor grau de combustibilidade; a melhoria das características do solo, através da utilização de vegetação não acidófila e melhoradora da matéria orgânica do solo; a diversificação das fontes de rendimento associadas à floresta (produção de cogumelos comestíveis, cortiça e lazer e a valorização da paisagem”.