Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino defende quatro centros de vacinação em Oliveira do Hospital

O presidente do Município de Oliveira do Hospital defendeu, na última reunião pública do executivo, a criação de “quatro centros de vacinação” no âmbito da vacinação para pessoas com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades, que terá inicio no dia 11 de fevereiro no concelho.

Na reunião em que participou com responsáveis do Centro de Saúde local e com o coordenador da vacinação no concelho, enfermeiro Mário Carlos, José Carlos Alexandrino tomou conhecimento de que “só queriam um centro de vacinação no concelho”, medida com a qual não concorda.

Em reunião pública da autarquia, José Carlos Alexandrino informou que, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em que é presidente, já foi tomada uma posição no sentido de descentralizar o processo em cada concelho.

No caso de Oliveira do Hospital, “era fácil organizar na Cordinha (fosse no Seixo, Ervedal ou em Vila Franca), no Vale do Alva centralizar na Ponte das Três Entradas e se tivéssemos a escola fechada ter possibilidade de utilizar uma sala ou outra”. Na cidade, o autarca disse já se ter colocado a “hipótese de a Câmara Municipal alugar uma tenda para colocar junto ao centro de saúde, mas gastar-se-ia à volta de 40 mil Euros nessa tenda e, se calhar, é possível arranjar outro espaço à volta sem gastarmos esse dinheiro”.

Para o presidente, por via da criação de mais do que um centro de vacinação, o processo seria mais célere já que se prevê que num centro de vacinação sejam vacinadas 60 pessoas por dia, sendo que “têm que ficar 30 minutos” após a vacinação sob vigilância médica.

José Carlos Alexandrino chegou, mesmo a considerar que “o ideal seria criarmos quatro polos diferenciadores”.
“Da área da saúde, dizem-me que a aplicação de todas as vacinas demorará mais dois meses. Estou à espera. Já enviámos um documento para o Ministério da Saúde. Aguardamos resposta. Achamos mais prático aproximar estes centros de vacinação das pessoas com mais de 80 anos que têm dificuldades de locomoção”, referiu.

Em Oliveira do Hospital, cerca de 1800 pessoas serão vacinadas na fase que inicia no dia 11 de fevereiro no concelho. “Da parte da Câmara Municipal há o compromisso para que todos sejam vacinados e que o processo decorra”, concluiu o autarca, dando conta da disponibilidade da autarquia em assegurar o transporte das pessoas que não tenham outra forma para se deslocar, assim como de “acionar os bombeiros para o transporte de idosos acamados para os centro de vacinação”.

O concelho de Oliveira do Hospital regista 239 casos ativos de Covid-19. desde o início da pandemia, o concelho acumula 1144 casos acumulados, dos quais 877 estão recuperados e 28 pessoas morreram.

Exit mobile version