A Aldeia histórica do Piódão, no concelho de Arganil, foi reconhecida com Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Aldeias e Vilas, pelo sétimo ano, informou hoje a Câmara Municipal.
O Piódão está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978 e é a única aldeia do distrito de Coimbra a integrar a rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Em 2017, foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria Aldeias Remotas, acolhendo a grande final do concurso transmitido pela RTP. Esta nova distinção junta-se, assim, às já recebidas nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2024.

A eleição do Piódão como ícone regional é, para o Município de Arganil, “motivo de grande satisfação e orgulho, representando o reconhecimento do seu valor patrimonial, histórico e cultural, bem como da sua importância na afirmação do território enquanto destino turístico de excelência”.
O Município refere que o Piódão é “uma aldeia de traçado tradicional, onde se destacam as ruelas estreitas e as escadarias em xisto que estruturam o casario”. “O conjunto edificado apresenta janelas pintadas de azul, em contraste com o tom escuro da pedra, e cruzes gravadas nas ombreiras das portas, associadas à devoção local a Santa Bárbara, tradicionalmente invocada como protetora contra as trovoadas”, é também referido.
Em causa está um “património material e imaterial que reflete um modo de vida enraizado em práticas e tradições que têm sido preservadas ao longo do tempo”.
Para o Município de Arganil, o Prémio Cinco Estrelas Regiões “reforça, assim, a notoriedade do Piódão no contexto regional e nacional, ao mesmo tempo que sublinha o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Arganil na valorização do património local e na promoção sustentável das suas aldeias históricas”.
A seleção dos vencedores envolveu um rigoroso processo de avaliação, contando com a participação de 498.660 consumidores na análise de 1.022 marcas.