O programa desta semana é dedicado ao 25 de Abril e aos 50 anos de Liberdade que a efeméride nos trouxe.
Para comemorar a data, o meu convidado foi o professor Basílio, locutor do programa A Escola e o Meio e docente de Português e Literatura Portuguesa. O objetivo do programa foi precisamente refletir sobre a importância que a Literatura teve durante a ditadura salazarista, mas também no pós 25 de Abril.
Concluímos que no período do Estado Novo muitos poemas e romances foram produzidos, precisamente porque foram muitos os intelectuais que se posicionaram contra o regime e que viram a censura como um desafio a enfrentar, assumindo posições de forte intervenção social.
Discutimos ainda qual foi o legado que todos estes escritores nos deixaram e como é que os podemos honrar em cada 25 de Abril.
A Liberdade, não nos podemos esquecer, não é garantida e cabe a cada um de nós preservá-la. Façamo-lo, para assegurar, pelo menos, mais 50 anos de Democracia. Viva a Abril!
O Agora é que me livro! é transmitido na Rádio Boa Nova à quarta-feira, às 21h, e aos sábados, às 9h. Pode, ainda, ouvir o programa sempre que desejar no website da Rádio, no Spotify ou nas restantes plataformas de áudio.
Fiquem bem, fiquem com os livros!