No programa desta semana, estive à conversa com Pedro Gunnlaugur Garcia, vencedor do Prémio de Literatura da Islândia 2024, com o seu livro Pulmões.
A nossa conversa começou por perceber qual é a relação do autor com Portugal, revelando que adora o território lusitano, mas que se sente sempre um português incompleto.
Posteriormente, falou-nos da sua relação com a escrita, referindo que, quando começou a escrever, considerava que não o fazia bem, chegando a queimar alguns dos seus textos de adolescência.
Agora, com este prémio, conclui que a sua escrita tem valor e pretende continuar a evoluir e a melhorar, afirmando que não pretende parar de escrever, acreditando ser esta a sua vocação.
Neste sentido, revela-nos que está já a trabalhar no seu próximo livro, prometendo desafiar-se e tentar entregar uma obra tão boa como as anteriores.
Finalmente, deu-nos também a conhecer o panorama cultural da Islândia, contando-nos de que modo é que o país incentiva a produção literária.
Não perca esta conversa muito interessante!
O Agora é que me livro! é transmitido na Rádio Boa Nova à quarta-feira, às 21h, e aos sábados, às 9h. Pode, ainda, ouvir o programa sempre que desejar no website da Rádio, no Spotify ou nas restantes plataformas de áudio.
Fique bem, fique com os livros!