No programa desta semana, estive à conversa com Carolina Novo, vencedora da Bolsa de Criação Literária da Penguin 2025, na categoria de Ficção Narrativa.
A jovem escritora portuense conta-nos como a escrita sempre esteve presente na sua vida, desde muito nova, afirmando desde que se lembra que quer ser escritora. No entanto, os caminhos das relações internacionais foram-na afastando do mundo das letras e, a determinada altura, Carolina pensou que aquele sonho já não era para si.
Depois de participar em vários concursos de escrita sem sucesso, decidiu, ainda assim, concorrer ao programa da Penguin, uma iniciativa recente da editora que premeia dois autores emergentes com uma bolsa de 7500 euros, permitindo-lhes escrever livremente um livro, cuja proposta enviaram à entidade livreira.
Meses depois, já sem acreditar na mudança do jogo, Carolina regressa ao seu trabalho nas relações internacionais, mas tudo muda quando recebe a notícia de que foi a vencedora da categoria de Ficção.
Atualmente, encontra-se a desenvolver o seu manuscrito, que chegará aos leitores no próximo ano. A obra será passada no Interior do país, transportando-nos para uma família, uma comunidade e muitos segredos.
A Bolsa foi a oportunidade que Carolina há tanto esperava e podem descobrir tudo sobre ela e o processo de candidatura neste episódio.
O Agora é que me livro! é transmitido na Rádio Boa Nova à quarta-feira, às 21h, e aos sábados, às 9h. Pode, ainda, ouvir o programa sempre que desejar no website da Rádio, no Spotify ou nas restantes plataformas de áudio.
Fique bem, fique com os livros!





























