Vila Nova de Poiares e Cantanhede recebem, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2025, respetivamente, o Encontro e as Ações de Divulgação da nova modalidade Walking Football promovidos pela Associação de Futebol de Coimbra e a Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares e do Município de Cantanhede.
O Encontro Walking Football AFC, em Vila Nova de Poiares, a 29 de janeiro 2025, contará com a participação das equipas já federadas, que envolvem já mais de uma centena de praticantes, enquanto que a Ação de Divulgação, no dia 30 de janeiro 2025, de manhã, em Vila Nova de Poiares e, à tarde, em Cantanhede, será aberta aos Municípios do alto do distrito e do litoral, ainda sem equipas inscritas na AF Coimbra/FPF e que colaboram na iniciativa, garantindo o acompanhamento e transporte dos jogadores e jogadoras. As atividades decorrerão no Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Nova de Poiares e no Pavilhão Multiusos de Febres, coordenadas pelo Prof. André Coelho, da FPF.
A atividade prevista para a nova modalidade, na presente época desportiva, inclui a realização dos “Encontros AFC Walking Football” nos 17 concelhos da área de abrangência da Associação de Futebol de Coimbra. Foram realizados até ao momento encontros na Lousã, Coimbra e Góis, pelo que Vila Nova de Poiares receberá o 4.º Encontro da época 2024/2025.
O Walking Football é uma modalidade mista (masculino e feminino) adaptada do futebol, praticada a andar, pensada para pessoas a partir dos 50 anos com o objetivo de incentivar a prática desportiva, promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa, atenuando a solidão.
Do ponto de vista técnico, o Walking Football é disputado num campo com as dimensões 40×20 metros (Futsal), entre duas equipas com 5 jogadores cada, em que não existe guarda-redes. É jogado a andar, não sendo permitido o contacto entre jogadores na disputa da bola, de modo a preservar a integridade física dos jogadores e das jogadoras. Pelo mesmo motivo, as balizas têm 3 metros de largura, por 1 de altura e a bola de jogo tem ressalto reduzido.
Os jogadores não podem dar mais do que 3 toques consecutivos na bola e esta não pode subir mais do que a altura da cintura, cerca de 1 metro. Os golos apenas são válidos quando obtidos dentro da área de remate (com 6 metros), de modo a evitar remates de longe.
Pode ser praticado tanto em pavilhão como ao ar livre (campo de futebol).