A escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) foi palco da 2ª edição das Jornadas Pedagógicas que serviram de “amostra” do ensino profissional “de qualidade” que pode ser uma escolha após o término do 9º ano de escolaridade.
Foi nesse sentido que Carlos Carvalheira lançou o repto para os alunos presentes que, em breve, “terão que fazer uma escolha”. Para o diretor do AEOH, a iniciativa que decorreu na passada sexta-feira teve como objetivo “esclarecer” os alunos que estão prestes a concluir o segundo ciclo de ensino e têm, agora, que decidir o seu futuro. “Esta amostra é para vocês. Entendemos que a iniciativa é importante para que os alunos escolham o seu percurso. É uma fase decisiva”, afirmou o diretor, apelando aos encarregados de educação que “ajudem os jovens a definir a melhor opção”. Do programa das Jornadas Pedagógicas constaram workshops sobre os cursos profissionais e conversas “com profissionais de sucesso, antigos alunos do AEOH que estão no mercado de trabalho”.
Com ensino desde o pré-escolar até ao ensino secundário, com valência de ensino profissional, o Agrupamento de Escolas “continuará a fazer o seu caminho formativo” com “qualidade, organização e dinamismo”. Com um universo de 2200 alunos e com “os melhores profissionais”, o AEOH pretende “construir o melhor para cada um”.
Perante dezenas de estudantes, Graça Silva, vereadora da educação do Município de Oliveira do Hospital, pediu que fizessem “uma escolha consciente e responsável” para o futuro. A desejar que essa mesma decisão “corresponda às expectativas”, a vereadora dirigiu uma palavra aos pais dos alunos que “são importantes no encaminhamento do trajeto dos filhos”.
Por sua vez, a considerar que “o melhor trabalho de uma escola é formar cidadãos”, José Francisco Rolo destacou o papel dos “excelentes profissionais” que “fazem desta escola, uma escola de qualidade”. Na ocasião, o presidente do Município parabenizou a direção do AEOH pela iniciativa que, a par de outras idênticas, revela que “não é uma escola fechada, mas sim aberta à comunidade”. “É um Agrupamento de Escolas com criatividade e com talentos”, afirmou o autarca, defendendo que o estabelecimento de ensino “tem todas as condições para dar o melhor aos alunos”.
Na sua oferta educativa, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital dispõe de cursos profissionais de Técnico de Multimédia, Técnico/ Instalador de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria.