Surgiu em 2018 após os grandes incêndios de outubro de 2017 e mantém-se até aos dias de hoje. A Festa da Primavera, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) decorre por estes dias com o objetivo primordial: sensibilizar os 2050 alunos para a preservação do meio ambiente.
No arranque da iniciativa, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, adiantou à Rádio Boa Nova que o propósito da festa passa por “fazer ver a toda a nossa comunidade a importância da natureza e a importância do ambiente, a fim de evitar que situações trágicas voltem a acontecer”.
“A escola tem essa responsabilidade”, sublinhou, explicando que o evento acaba por marcar o final do segundo período letivo.
O diretor do Agrupamento deu conta das inúmeras atividades que constam no programa que decorre até sexta-feira. Oficinas, exposições, palestras, workshops, decoração do espaço exterior, lançamento de livros e ações de reflorestação são algumas das iniciativas que serão levadas a cabo pela comunidade educativa.
Assim, a Festa da Primavera, para além de “avivar a memória”, tem a componente pedagógica de sensibilizar as crianças e os jovens de todos os estabelecimentos do AEOH, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.
“Serve também para os alunos mostrarem as suas habilidades a nível artístico, desportivo, cultural e musical. Permite que todos socializem e vejam o que os outros estão a fazer em determinadas áreas”, explicou Carlos Carvalheira.