A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) comemorou o seu 50º aniversário junto dos sócios, dirigentes, patrocinadores e atletas. A comemoração das “bodas de ouro” serviram, essencialmente, para “honrar o passado” e homenagear todos os que, desde 1973, têm servido e lutado “de forma desinteressada” pelo clube de Nogueira do Cravo.
Foi esta a mensagem transmitida nos festejos da associação desportiva do concelho de Oliveira do Hospital que, na ocasião, apresentou a camisola oficial da efeméride e o Mural dos 50 anos na entrada do Estádio Santo António que destaca os momentos históricos do clube como as subidas de divisão. A direção aproveitou o momento solene para inaugurar, junto da família ADN, a nova iluminação LED, fruto do Programa Crescer 2024 da Federação Portuguesa de Futebol.
Na sessão comemorativa, Pedro Santos, presidente da direção, fez questão de homenagear “os fundadores por terem dado o pontapé de saída para o que se viria a tornar a Associação Desportiva Nogueirense”. Deixou também uma palavra de apreço a “todos os presidentes e dirigentes, assim como todas as pessoas que colaboraram para dignificar o clube”. Presidente da ADN há dois anos, Pedro Santos agradeceu à sua equipa pela “confiança, cooperação e responsabilidade”.
Nuno Freixinho, presidente da Assembleia Geral da Associação, destacou o “marco histórico” de celebrar meio século de vida. “Ao cumprirmos estes 50 anos estamos a honrar o passado e a homenagear quem esteve na génese do nascimento da ADN”, frisou. Na opinião do responsável, há uma “marca que distingue o Nogueirense”. O clube de Nogueira do Cravo “há 50 anos que compete interruptamente”. Nuno Freixinho sublinhou a importância da formação que acolhe dezenas de jovens. Aliás, “metade dos jogadores seniores foram formados nesta casa e esse é o caminho a seguir”.
A Associação de Futebol de Coimbra marcou presença através do seu presidente que recordou orgulhosamente “a evolução do Nogueirense”. Horácio Antunes caracterizou a ADN como “boa representante do concelho e do distrito”.
É hoje vereador do Desporto do Município de Oliveira do Hospital, mas já vestiu a camisola da ADN durante anos. Nuno Ribeiro elevou o trabalho dos fundadores e dirigentes que, “de forma desinteressada, levaram o nome do clube mais longe”. “O Nogueirense é uma bandeira da freguesia, do concelho e da região”, afirmou.
José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, referiu que “os 50 anos desta instituição é uma festa de Nogueira do Cravo, dos nogueirenses e dos associados”. A sublinhar que “são as pessoas que fazem as coletividades”, o autarca homenageou “todos os que fizeram parte da grande história da ADN”. Para o edil, “são 50 anos a dar vida à terra”. Seguem-se “mais 50” pois o clube “tem dimensão e projeção para o futuro”. “Esta efeméride é mérito vosso, de quem trabalha para esta casa”, referiu, garantindo que a autarquia “estará sempre ao lado da associação”.
A Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo é também um dos parceiros do clube. O presidente Luís Nina destacou o “trabalho árduo de todos os dirigentes que passaram pela associação e que contribuíram para o bom nome da ADN”. A considerar que a coletividade “tem peso e dá nome à freguesia”, Luís Nina logo frisou que “o interior tem gente de trabalho e, por isso, não está abaixo dos grandes centros urbanos”.