A Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira inicia trabalhos na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) no próximo domingo, depois de vários adiamentos devido à pandemia da Covid-19. Para esta época, o objetivo da equipa de Lagares da Beira é “assegurar a manutenção o mais rapidamente possível”.
No comando da AD Lagares da Beira continua Pedro André, depois de ter sido convidado a ocupar o cargo ainda na época passada após a saída de João Rocha. É estreante no escalão sénior, depois de acabar a “carreira como jogador de futebol e de treinar camadas jovens”.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, o técnico confessa que sempre teve o “desejo de treinar uma equipa sénior”. “Surgiu o convite por parte da AD Lagares da Beira e aceitei com muito agrado”, disse, estando ciente de que “não é uma tarefa fácil”.
Pedro André considera que “não é fácil, de todo,” lidar com os adiamentos do arranque do campeonato devido à pandemia. “Os constantes adiamentos têm-nos prejudicado imenso. Sinto da parte dos jogadores que estão ansiosos que comece. Claro que em primeiro lugar está a saúde pública e respeitamos todas essas situações, mas acho que deveria haver uma posição mais firme por parte da Associação de Futebol de Coimbra, no sentido de os clubes não andarem aqui à deriva”, justificou. Na opinião do técnico, cabe à AFC agir, uma vez que “é o órgão máximo” e, face a estes ajustes, o clube tem sido “obrigado a alterar o micro ciclo”.
Analisando o percurso que a equipa tem pela frente e os adversários com quem se vai cruzar em campo, o treinador espera “um campeonato muito competitivo”, onde “muitas equipas vão ser agradáveis surpresas”.
A esta altura, o objetivo da equipa técnica é, para além de assegurar a manutenção, “fazer um bom campeonato e alcançar o máximo de vitórias”.
“O que posso garantir é que vamos entrar a cada domingo com a ambição de querer ganhar e lutar até ao último minuto”.
Questionado sobre o desejo de querer ver o Lagares da Beira subir de divisão, Pedro André diz que “não há”. “Quem estiver convencido dessa ideia por parte da AD de Lagares da Beira está errado. Criámos um plantel à imagem da Associação, dentro das possibilidades do clube. Nem de longe nem de perto irá ser o nosso principal objetivo. Mas isso não nos tira a crença de querer ganhar todos os domingos”, referiu o técnico.
Quanto ao plantel, a equipa sénior do Lagares da Beira conta com “muitas caras novas”. À Rádio Boa Nova, Pedro André adiantou que o clube “ficou com muitos poucos elementos do ano passado”, indo “buscar algumas peças importantes, jogadores jovens, com ambição de querer triunfar e querer alcançar outros campeonatos”. “O desenrolar do campeonato vai ditar se foram boas escolhas”, disse, realçando o facto de contar com jogadores “muito rápidos na frente, com muita capacidade e qualidade”.
Em jeito de antevisão ao jogo do próximo domingo, dia 8 de novembro, frente ao União FC, Pedro André garante que a “AD Lagares da Beira vai entrar em campo para querer discutir o jogo do primeiro ao último minuto e vai querer levar de vencida a equipa do União, que certamente terá os seus argumentos e quererá vencer”.