Numa noite marcada por festividades em vários locais do país, a meteorologia será um desafio para quem optar por celebrações ao ar livre na região Centro, em particular na Beira Serra.
Após um dia de céu pouco nublado ou limpo, a noite prevê-se fria, estando ainda prevista a formação de geada, em especial no interior. Em Oliveira do Hospital, os termómetros deverão descer até aos 2º logo quando forem 21h, continuando depois a temperatura a descer até atingir uma mínima de um grau negativo entre as 5 e as 8 da manhã do 1.º de janeiro.
Um cenário semelhante em Arganil, Tábua e Seia com mínima de -1º, ou Nelas, Carregal do Sal e Santa Comba Dão, onde o IPMA prevê que as temperaturas cheguem aos dois graus negativos às seis da manhã.
Se está a pensar em ir até à Serra da Estrela, a Torre vai alcançar temperaturas negativas logo a partir do fim da tarde, com uma mínima de -5º que deverá chegar às 19h. As temperaturas só voltarão a terreno positivo às 10h do dia 1, subindo até 1º.
Muito frio e céu limpo mantêm-se no primeiro dia de 2025
Na previsão descritiva avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado
no nordeste transmontano e Beira Alta até ao meio da tarde” a 1 de janeiro de 2025.
O vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) de leste/sueste. Far-se-á sentir neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e
Beira Alta, onde poderá persistir em alguns vales e com formação de sincelo. E haverá lugar à formação de geada, em especial no interior.
A partir de quinta-feira deverá ocorrer uma ligeira subida das temperaturas, com um aumento da possibilidade de precipitação a partir de sexta-feira (3).