Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a notícia apresentada pelo Michael Nunes, Portugal precisa de manter as pessoas, de recuperar as que saíram e atrair novos habitantes. Se não acontecer, os investigadores perspetivam uma crise demográfica grave, o que significa sermos menos 2,6 milhões em 2060. Para manter a população ativa atual, Portugal precisa de 75 mil novos imigrantes adultos por ano. Ganhava a economia e a segurança social. Mas também necessita de estancar a saída de portugueses, sobretudo jovens. Estas são as áreas em que os investigadores sociais defendem medidas políticas urgentes.
Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que uma vasta coligação de movimentos sociais marcou para o dia 25 de maio protestos simultâneos em Lisboa, Porto e Braga. As três concentrações, sob o lema “Mexeu com uma, Mexeu com todas. Não à cultura da Violação!”, decorreram uma semana depois da divulgação de um vídeo do possível abuso sexual de uma jovem num autocarro no Porto, durante a Queima das Fitas.
Já no âmbito político, reporta que a Comissão Europeia decidiu recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009.
A decisão, há muito aguardada pelas autoridades portuguesas, foi adotada no passado dia 21, em Bruxelas por ocasião do “pacote da primavera do semestre europeu”, no quadro do qual o executivo comunitário decidiu recomendar a saída de Portugal e da Croácia dos Procedimentos por Défice Excessivo, o que deverá ser aprovado de seguida pelo Conselho, após o que Portugal passará do braço corretivo para o braço preventivo do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
O Daniel Pereira fala da participação Santa Casa da Misericórdia de Galizes na festa da freguesia de Nogueira do Cravo no próximo dia 4 de junho e convida os ouvintes a estarem presentes.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que um grupo de investigadores encontrou 38 milhões de pedaços de lixo numa pequena ilha desabitada no Pacífico. A ilha Henderson está localizada a meio caminho entre a Nova Zelândia e o Chile e é reconhecida como património mundial da UNESCO.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que o melhor amigo de uma criança é o animal de estimação, não os irmãos. Os psicólogos confirmam que um animal de estimação pode, de facto, ser o melhor amigo de uma criança, com sentimentos idênticos aos de uma amizade entre humanos. Os cães ajudam as crianças a socializar e a ganhar maturidade. A ultrapassar a solidão, caso exista, proporcionando-lhes um afeto incondicional de que nenhum irmão é capaz.