Faleceu, aos 63 anos, António Manuel Guilherme Fernandes, carinhosamente conhecido entre os oliveirense por “Tó Guilherme”. A informação foi avançada, esta manhã, pela corporação de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de António Manuel Guilherme Fernandes, carinhosamente conhecido por Tó Guilherme”, começa por referir a corporação.
Descrito como “bombeiro de coração e de vocação”, Tó Guilherme dedicou grande parte da sua vida ao serviço dos outros. Em 1994, sofreu um grave acidente em serviço que “o deixou tetraplégico, alterando de forma irreversível o seu percurso de vida”.
Apesar das limitações físicas, manteve sempre uma forte ligação aos bombeiros. De acordo com a nota, “nunca deixou que essa adversidade apagasse o seu amor e a sua ligação aos Bombeiros”.
Mesmo após o acidente, “continuou a servir a causa que tanto estimava”, envolvendo-se na organização de iniciativas solidárias, perícias automóveis e peditórios, com o objetivo de apoiar os bombeiros e contribuir para o bem comum.
A corporação destaca ainda que “a sua determinação, espírito solidário e dedicação incansável tornaram-no um exemplo de coragem, altruísmo e resiliência”, sublinhando que “o seu legado permanecerá vivo na memória de todos aqueles que com ele privaram”. Endereça “as mais sentidas condolências” à família, amigos e camaradas.
Para além da sua ligação à corporação de bombeiros, Tó Guilherme sempre foi pessoa muito próxima dos oliveirenses, sendo presença assídua em vários espaços da cidade.
Nascido a 31 de março de 1963, Tó Guilherme residia no Lar da FAAD, onde entrou quando teve alta do Centro de Reabilitação do Alcoitão em 29 de abril de 1995, na altura a pedido do Comandante Serra, dos BVOH. Recentemente encontrava-se internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) devido ao agravamento do seu estado de saúde.
Foi também colaborador da Rádio Boa Nova, nomeadamente na parte técnica da transmissão de jogos e na montagem de colunas.
Município de Oliveira do Hospital lamenta falecimento de Tó Guilherme
O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, e o Executivo Municipal, já manifestaram o “seu mais profundo e sentido pesar” pelo falecimento de Tó Guilher. Numa nota partilhada nos seus canais de comunicação, o Município sublinha que “a sua determinação, o seu espírito solidário e a sua dedicação incansável afirmaram-no como um notável exemplo de coragem, altruísmo e resiliência”.
Recorda que, durante largos anos, Tó Guilherme assumiu as funções de presidente da Associação de Deficientes de Oliveira do Hospital, distinguindo-se como “um ativo e empenhado defensor das causas dos cidadãos portadores de deficiência, assumindo uma postura particularmente interventiva e proativa na defesa da eliminação de barreiras arquitetónicas no planeamento urbanístico da cidade e do concelho”.
“Promotor de diversas iniciativas desportivas, com especial destaque para a área do desporto automóvel, associou igualmente o seu nome a várias iniciativas ligadas à ação social, afirmando-se como um relevante parceiro do Município de Oliveira do Hospital”, refere a autarquia, enderençando “as suas mais sentidas e respeitosas condolências” à sua família, aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e a todos os seus amigos.






























