No âmbito do 12.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra acaba de dar um passo decisivo na sua afirmação estratégica, com o lançamento da nova imagem institucional: Região Metropolitana de Coimbra (RMCoimbra).
“Mais do que uma renovação visual, esta mudança simboliza o compromisso da CIM com uma estratégia ambiciosa de metropolização do território”, lê-se em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
De acordo com informação avançada pela CIM Coimbra, “a nova imagem surge num momento de coesão e crescimento, refletindo a vontade dos municípios em atuar de forma integrada, robusta e com a escala necessária para enfrentar os desafios globais”. Adianta que o logótipo foi desenhado “para espelhar esta visão de uma região que, mantendo a sua diversidade, comunica agora com uma só voz e uma ambição comum”.
A evolução para a marca “Região Metropolitana de Coimbra” está intrinsecamente ligada à estratégia de desenvolvimento da CIM.
O objetivo é claro: “posicionar a região como um polo de competitividade e inovação, capaz de atrair investimento, fixar talento e garantir as melhores condições e serviços para os seus cidadãos através de uma gestão metropolitana eficiente”.
“Esta nova imagem é o rosto de uma estratégia que já está no terreno,” afirma a presidente da CIM RMCoimbra, Helena Teodósio. “Não estamos apenas a mudar um símbolo, mas sim a afirmar a nossa identidade como uma metrópole vibrante, sustentável e coesa. Queremos que cada habitante se sinta parte deste território, diverso e forte, que pensa e age em grande escala”, refere.
Adianta que “a estética da nova marca afasta-se de conceitos complexos para abraçar a modernidade e a simplicidade. Através de formas que evocam a ligação e o movimento, o novo logótipo representa a rede de municípios que compõem este território e passa a utilizar apenas tipografia como marca central, acompanhado por um claim que reflete a união dos municípios – “Juntos” – transmitindo confiança, clareza e a energia de uma região que está em constante transformação”.
Em 2026, a estrutura inicia “um capítulo decisivo com a afirmação da Região Metropolitana de Coimbra”. “Este território vasto e plural, que une o mar à serra, assume agora uma voz única e ambiciosa. Convidamo-lo a fazer parte desta nova escala de futuro onde, juntos, podemos multiplica as oportunidades de descoberta e crescimento”, concluiu o comunicado.





























