O Município de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, um voto de reconhecimento à Equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra instalada em Oliveira do Hospital.
O voto foi proposto pelo presidente da autarquia na última reunião pública do executivo, depois de Bruno Miranda, vereador da Saúde, ter avançado com os últimos dados que indicam que, em 10 anos, a equipa já realizou mais de sete mil consultas.
Segundo o vereador, “entre 15 de setembro de 2015 e 12 de novembro de 2025”, foram acompanhados “1473 doentes, foram realizadas 2234 primeiras consultas e mais de cinco mil consultas de seguimento”.
Só desde janeiro deste ano até ao momento, a equipa liderada pela médica psiquiatra Célia Franco consultou “288 doentes”.
De acordo com Bruno Miranda, “37 por cento dos doentes acompanhados sofrem de doença mental grave”.
O autarca José Francisco Rolo destacou “o volume de consultas” já realizadas ao longo de 10 anos, elogiando este “serviço de especialidade em proximidade”.
Desta forma, o executivo enalteceu a equipa que “veio reforçar o apoio e acompanhamento da pessoa portadora de doença mental, aumentar a capacidade de resposta técnica, reforçar o trabalho em rede, representando sobretudo um ganho de qualidade na assistência aos cidadãos, ao nível da saúde mental, no Município de Oliveira do Hospital”.
Na sequência deste reconhecimento, a ULS de Coimbra salienta que “a Equipa de Saúde Mental Comunitária proporciona aos utentes serviços de proximidade, com consultas médicas de especialidade, tendo contribuído para desocultar o fenómeno da doença mental grave, que muitas vezes não era acompanhada ou só era acompanhada em situações de episódios extremos, quando eram conduzidos aos hospitais centrais”.




























