A Obra D. Josefina da Fonseca, conhecida como “Casa da Obra”, comemora no próximo domingo, 16 de novembro, 80 anos de atividade desde a aprovação dos estatutos em 1945. A obra, iniciada por Josefina da Fonseca, é anterior a essa data e o seu legado é, hoje, uma “referência” no concelho e na região.

O próximo domingo vai ser de festa no seio da Casa da Obra, situada na cidade de Oliveira do Hospital que, assistiu nos últimos anos a um salto significativo, seja ao nível de instalações, mas também do número de crianças abrangidas e postos de trabalho que assegura.
A “vitalidade” desta “casa” é comprovada diariamente pela comunidade e pelas famílias que a escolhem para cuidar dos seus filhos. “A Casa da Obra, por si própria, é uma casa de referência, é uma casa que os pais querem”, refere com satisfação a presidente da direção, Clara Caçador. Há mais de duas décadas na liderança deste projeto de apoio à infância, a dirigente orgulha-se de ter entre portas 240 crianças, número que só não é mais elevado porque “não temos capacidade”. “Temos sempre crianças em lista de espera”, contou à Rádio Boa Nova.

Para Clara Caçador, estes são números que revelam “o que é esta casa”, até porque há outras instituições no concelho e “os pais credibilizam a nossa competência para colaborarmos com eles, para realmente os ajudarmos no crescimento dos seus filhos pequenos”.
A conhecida IPSS conta com as valências de creche, jardim de infância e ATL, sendo este último serviço designado por “puzzle” e onde os alunos contam com o apoio de três professores e que é frequentado por crianças do primeiro e segundo ciclos. “Não temos crianças do terceiro ciclo, embora sejamos solicitados a tê-los, porque isso envolve custos acrescidos com o Estado”, partilhou Clara Caçador.

A dar a cara pela “Casa da Obra”, projeto ao qual se tem dedicado com verdadeiro “espírito de missão”, Clara Caçador não tem dúvidas de que esta é uma “instituição de referência”, situação que é comprovada pelos “relatórios” da Segurança Social e que mostram que “esta instituição está a funcionar bem e que tem condições”.
Nesta altura, a Casa da Obra dá emprego a mais de 40 colaboradores, equiparando-se a uma “média empresa”. Prima pelo projeto pedagógico, boa articulação com as famílias no processo educacional e de aprendizagem. Dispõe de um espaço amplo e aberto e de uma quinta pedagógico onde as crianças podem contactar de perto com a natureza e os animais.
Ouça a entrevista na íntegra em PODCAST:


























