A vila de Loriga, no concelho de Seia, vai ser palco, neste fim de semana (15 e 16) de dois espetáculos de circo contemporâneo incluídos no evento internacional La Nuit du Cirque, que encerram a programação designada por “Lugar à Varanda”, com a qual a Produção D’ Fusão, com sede em Valezim, expande a sua ação a Loriga.
Assim, no sábado, dia 15, pelas 18h00, é apresentado o espetáculo Gregarious, da Companhia Soon Circus. No domingo (16), às 15h00, sobe ao palco o espetáculo Rima, de Alan Sencades & Alvin Yong / Erva Daninha. Ambos vão decorrer na Escola Dr. Reis Leitão.
Um Lugar à Varanda é a nova aposta da Produção D’ Fusão, um projeto criado com o conceito de “Casa de Artistas” mas que também se dedica à mediação de públicos e programação cultural.
Filipe Metelo diretor artístico, explicou na Rádio Boa Nova que “este novo projeto parte da vontade de aumentar a oferta cultural e de aproximar um conjunto de experiências culturais à comunidade onde a Produção D’Fusão se insere que que é a zona sul do concelho de Seia”. “Um Lugar à Varanda” pretende também “prolongar uma temporada cultura ao longo do ano”, uma vez que o projeto “Ocupar a Velga”acontece em agosto.
Ao lado de Filipe Metelo na direção artística e de produção, Patrícia Soares destaca o fecho desta temporada com a aposta num “evento de referência” que é o La Nuit Du Cirque, criado em França em 2019 e cujo objetivo é “dar destaque ao circo contemporâneo durante este fim de semana”. “É a oportunidade para ver dois espetáculos diferentes, num espaço que se espera que seja agradável de estar, em conjunto com artistas e com a comunidade local”, frisou a responsável, convidando à presença de todos num evento de entrada gratuita.
Para além dos apoios locais, a Produção D’ Fusão conta com o apoio da Direção Geral das Artes.
Ouça a entrevista na íntegra:




























