Sábado, Julho 25, 2026
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova -  Oliveira do Hospital
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova -  Oliveira do Hospital

“Unidos por Alvoco”: João Miguel Pais apresentou linhas da candidatura que “quer projetar a freguesia para o futuro”

redacao por redacao
18 de Setembro, 2025
em Informação, Oliveira do Hospital, Política, Última Hora
Reading Time: 4 mins read
A A
“Unidos por Alvoco”: João Miguel Pais apresentou linhas da candidatura que “quer projetar a freguesia para o futuro”
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

O Largo da Igreja de Alvoco das Várzeas encheu-se no passado domingo, dia 14, para a apresentação oficial da candidatura do Movimento Independente Unidos por Alvoco às próximas eleições autárquicas. Mais de meia centena de pessoas marcaram presença num momento marcado pela “partilha de ideias, propostas e pela afirmação de um projeto de futuro”.

No centro da sessão, foi sublinhada a razão de ser do Movimento Independente Unidos por Alvoco. Um projeto que se afirma “livre de amarras partidárias, mas que não esconde as origens políticas de alguns dos seus protagonistas”: “Tenho orgulho nos homens e mulheres que aqui estão, porque representam várias cores, vêm de vários partidos e trazem experiências diversas. É nessa pluralidade que sentimos que vencemos. Estamos aqui não para sectarizar, mas para servir a nossa terra e mostrar que é possível trabalharmos em conjunto, mesmo que o sentido de voto seja diferente noutras eleições”, afirmou João Miguel Pais.

Coube ainda João Miguel Pais apresentar as linhas da candidatura. No plano social e cultural, anunciou o reforço das iniciativas já existentes, como o Arraial Social, o INterioirzar o Alvôco Iluminado e o Dia da Freguesia, e revelou a grande novidade do Festival Gastronómico “Prova-me!”, que unirá a Rua da Ponte ao Povo, promovendo gastronomia, produtores locais e convívio comunitário. Foi ainda confirmada a dinamização da Rota das Fontes e de novos percursos pedestres, para reforçar o turismo e valorizar o património local: A nossa identidade constrói-se em comunidade e em rede. Queremos que Alvôco seja uma freguesia viva, com eventos que unam as pessoas e tragam quem está fora de volta à terra. O Festival ‘Prova-me!’ será um momento de orgulho, feito para mostrar o melhor que temos”, afirmou João Miguel Pais.

Na área dos serviços de proximidade e saúde, o candidato defendeu a requalificação do rés-do-chão da Junta, centralizando serviços como o balcão do CNS24, o posto CTT e os processos administrativos. Prevê-se também um protocolo para trazer semanalmente a Alvôco uma unidade móvel de cuidados primários, garantindo também um transporte regular para o centro de saúde. Foi igualmente assumido o compromisso de contratar dois funcionários em definitivo para responder às necessidades diárias da freguesia: “As pessoas não podem sentir que vivem numa freguesia esquecida. Queremos que todos tenham acesso fácil aos serviços essenciais e, sobretudo, cuidados de saúde de proximidade. É para isso que vamos trabalhar”, sublinhou João Miguel Pais.

Em matéria de floresta e ambiente, João Miguel Pais anunciou um plano local de emergência contra incêndios, baseado na criação de uma unidade de proteção civil voluntária, equipada e formada para garantir uma resposta imediata no terreno. Destacou ainda o reforço da monitorização dos pontos de água como medida preventiva essencial. “Temos de proteger a nossa floresta e o nosso território. Não podemos esperar que outros resolvam por nós: a primeira resposta tem de ser dada aqui, por pessoas formadas e equipadas na própria freguesia”, defendeu João Miguel Pais.

Por fim, apontou o eixo da participação e do futuro, com a realização, já nos próximos fins de semana, de reuniões com associações, coletividades e instituições locais, bem como conferências temáticas abertas à comunidade, onde serão apresentados os manifestos centrais da candidatura.

“A minha ligação a esta terra vem de muito longe, dos meus avós que me ensinaram o valor do trabalho e da comunidade. Nestes quatro anos tive a oportunidade de servir Alvôco com dedicação e aprendi que não basta gerir o dia-a-dia: é preciso ter coragem para projetar o futuro. É isso que me move, é por isso que aqui estou e é por isso que acredito que unidos podemos, transformar a nossa freguesia”, sublinhou João Miguel Pais.

Recorde-se que João Miguel Pais é o atual Secretário-Geral da Juventude Popular, o segundo cargo mais importante da estrutura nacional e o primeiro oliveirense a ocupar essa posição, integrando a direção liderada por Catarina Marinho. Foi ainda candidato a deputado à Assembleia da República nas últimas duas eleições legislativas e trabalha no setor privado como gestor e economista em saúde.

O encontro terminou com “emoção e confiança, deixando claro o compromisso do movimento: projetar Alvoco das Várzeas para o futuro, preservar o que a torna única e cuidar, todos os dias, das suas pessoas”.

A sessão abriu com a intervenção de Catarina Marinho, Presidente da Juventude Popular e candidata à Câmara Municipal do Cadaval, prosseguiu com a participação da Candidata à Assembleia de Freguesia e atual Presidente da Assembleia de Freguesia, a advogada Andreia Lobo Mendes, e encerrou com o discurso do Candidato à Presidência da Junta de Freguesia, João Miguel Pais, atual Secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas e Secretário-Geral da Juventude Popular.

Na sua intervenção, Catarina Marinho destacou a energia que a candidatura traz a Alvoco das Várzeas e a importância de valorizar a pluralidade da equipa: “Eu sou uma estranha para vocês, mas vocês não são estranhos para mim por causa dele [do João Miguel Pais]. E aquilo que eu quero muito ver a partir de dia 12 de outubro é que mais pessoas conheçam esta terra da forma que eu conheci, porque têm o João que pensa, sente e faz por esta freguesia. E Alvôco tem muito a ganhar por esta energia fantástica que esta candidatura plural traz”, afirmou Catarina Marinho.

De seguida, Andreia Lobo Mendes sublinhou a necessidade de a freguesia não ficar parada, mas avançar com ambição. “Não podemos deixar que a nossa freguesia fique parada no tempo. Muito foi feito nos últimos quatro anos e vi-o pela forma como o João trabalhou nos seus pelouros: o Arraial, o Dia da Freguesia, o Interiorizar, o Alvôco Iluminado e a marca ‘Visite Alvoco das Várzeas’. Não basta ser só responsivo, é preciso ter visão e capacidade de executar, e sinto que é isso que nos distingue”, afirmou Andreia Lobo Mendes.

redacao

redacao

Leia também

MP acusa antigo funcionário dos BV de Tábua por desvio de verbas
Informação

Benemérito garante financiamento da campanha dos Bombeiros Voluntários de Tábua

25 de Julho, 2026
Carrinha entra em despiste por “falta de travões” e incendeia-se na Bobadela
Destaque

Carrinha entra em despiste por “falta de travões” e incendeia-se na Bobadela

24 de Julho, 2026
CISE organiza Passeio Interpretativo às Penhas Douradas
Informação

Município de Seia organiza passeio expedicionário à Serra da Estrela inspirado na expedição científica de 1881

24 de Julho, 2026
PCP questiona Governo sobre alegada poluição no Rio Cobral
Informação

PCP questiona Governo sobre alegada poluição no Rio Cobral

24 de Julho, 2026
Troço do IP3 entre os nós de Penacova e Miro reabre na sexta-feira
Informação

Reaberto o IP3 no sentido Viseu-Coimbra após derrame de resina

23 de Julho, 2026
Incêndio em Lagares da Beira entrou em fase de conclusão
Informação

Seia: Incêndio em Paranhos mobilizou 180 operacionais e oito meios aéreos

23 de Julho, 2026
Seia assinala os 50 anos do Parque Natural da Serra da Estrela com exposição de Alberto Martinho e tertúlia
Informação

Seia assinala os 50 anos do Parque Natural da Serra da Estrela com exposição de Alberto Martinho e tertúlia

23 de Julho, 2026
APA garante que Mondego está sem sinais de contaminação após derrame de resina no IP3
Informação

APA garante que Mondego está sem sinais de contaminação após derrame de resina no IP3

23 de Julho, 2026
EXPOH: Cinco dias de “felicidade de Oliveira do Hospital para toda a região de Coimbra”
Destaque

EXPOH: Cinco dias de “felicidade de Oliveira do Hospital para toda a região de Coimbra”

22 de Julho, 2026
Carregar Mais
Seguinte
Ciclo do Pão realiza-se este domingo, em Meruge, para “manter vivas as tradições do cultivo dos cereais”

Ciclo do Pão realiza-se este domingo, em Meruge, para "manter vivas as tradições do cultivo dos cereais"

Três milhões de euros para proteção e conservação da natureza em áreas protegidas na região Centro

Populações de 15 concelhos, entre os quais Oliveira do Hospital, manifestam-se por uma floresta com futuro

EXPOH – A não perder entre 22 e 26 de julho

Este é um conselho a levar em conta

https://radioboanova.sapo.pt/wp-content/uploads/2026/07/APDSE-carrocel.mp4

Os Nossos PODCAST

Pub

15ª Edição “A Escola e o meio”

Opinião

Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho
Opinião

Futurologia e tirania

por redacao
31 de Janeiro, 2026
0

«Liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro»George Orwell, Mil Novecentos e Oitenta e quatro, 1949...

Ler maisDetails
Morreu o Sr. Costa: voluntário e amigo, um homem sempre presente na comunidade

Agradecimento público

6 de Janeiro, 2026
Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho

Anatomia do Chega: A propósito de um livro do jornalista Miguel Carvalho

27 de Dezembro, 2025
A Amiga Natália

A Amiga Natália

14 de Dezembro, 2025

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

MP acusa antigo funcionário dos BV de Tábua por desvio de verbas

Benemérito garante financiamento da campanha dos Bombeiros Voluntários de Tábua

25 de Julho, 2026
Carrinha entra em despiste por “falta de travões” e incendeia-se na Bobadela

Carrinha entra em despiste por “falta de travões” e incendeia-se na Bobadela

24 de Julho, 2026
CISE organiza Passeio Interpretativo às Penhas Douradas

Município de Seia organiza passeio expedicionário à Serra da Estrela inspirado na expedição científica de 1881

24 de Julho, 2026
PCP questiona Governo sobre alegada poluição no Rio Cobral

PCP questiona Governo sobre alegada poluição no Rio Cobral

24 de Julho, 2026
Troço do IP3 entre os nós de Penacova e Miro reabre na sexta-feira

Reaberto o IP3 no sentido Viseu-Coimbra após derrame de resina

23 de Julho, 2026
Incêndio em Lagares da Beira entrou em fase de conclusão

Seia: Incêndio em Paranhos mobilizou 180 operacionais e oito meios aéreos

23 de Julho, 2026

Os nossos livros


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design