Domingo, Agosto 31, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

Inwall Lda é a única “Empresa Gazela” no concelho de Oliveira do Hospital

redacao por redacao
23 de Junho, 2025
em Informação, Destaque, Oliveira do Hospital, Última Hora
Reading Time: 5 mins read
A A
Inwall Lda é a única “Empresa Gazela” no concelho de Oliveira do Hospital
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A empresa Inwall Lda é a única, no concelho de Oliveira do Hospital, que integra o grupo das “Empresas Gazela 2024” , de acordo com o resultado do estudo hoje divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A empresa, com sede em Penalva de Alva, dedica-se ao desenvolvimento de projetos e construção de edifícios, gestão de condomínios, arrendamentos, consultoria imobiliária, design gráfico e industrial, compra e venda de imóveis, desenvolvimento e venda de software e aplicativos, publicidade e marketing, organização de eventos, entre outras atividades.

A Inwall Lda integra assim o grupo das 181 Empresas Gazela da Região Centro em 2024, “o número mais elevado dos últimos 13 anos”, que permite que “a região Centro se volte a destacar no panorama nacional”. Estas empresas empregam, no seu conjunto, 6.328 trabalhadores e geram um volume de negócios superior a 694 milhões de euros em 2023.

Este apuramento é realizado anualmente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) e visa reconhecer empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam ritmos de crescimento muito acima da média, nomeadamente no que diz respeito ao emprego e volume de negócios.

A homenagem a estas empresas Gazela realiza-se no dia 25 de junho, pelas 17h30, no Teatro Municipal de Ourém.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, sublinha que “atingimos este ano um novo marco, com 181 empresas Gazela na região Centro, o que demonstra a vitalidade e o dinamismo do nosso tecido empresarial. Com estas 181 empresas, eleva-se para 869 o número de empresas que, ao longo dos últimos treze anos, alcançaram esta distinção, que reconhece as suas capacidades de inovação, de criação de emprego, de dinamização do mercado e de estímulo ao desenvolvimento económico nos territórios onde se inserem”.

Acrescenta ainda que “outro marco importante desta edição é existirem empresas Gazela em 60 dos 100 municípios da região Centro, sendo também o valor mais elevado desde 2012 e que vem consolidar a tendência dos últimos anos de disseminação das empresas Gazela pelo território da região. As empresas Gazela representam uma pequena percentagem do universo empresarial, mas estão presentes em todos os setores de atividade e distinguem-se pelo dinamismo, pela capacidade de adaptação aos mercados e pela forte orientação para a inovação e internacionalização. Estas empresas são fundamentais para a criação de emprego qualificado, para a modernização dos setores produtivos e para o reforço da competitividade regional. É por isto que continuaremos a acompanhar e a valorizar este percurso”.

De acordo com o estudo efetuado pela CCDR Centro, destacam-se os seguintes aspetos:
. Em 2024, o número de empresas Gazela da região Centro atingiu o registo mais elevado dos últimos 13 anos: 181 empresas. Face a 2023, as empresas Gazela aumentaram 34%, passando de 135 para 181 empresas (mais 46 empresas). Este crescimento reflete um reforço do dinamismo económico das empresas da região Centro, representando o acréscimo anual mais significativo de empresas Gazela desde 2012.

. Observa-se uma dispersão crescente das empresas Gazela pelo território da região Centro, tendo aumentado de 29 para 60 municípios na última década, o maior número de toda a série. Leiria volta a destacar-se como o município com mais empresas Gazela (23), seguido por Coimbra e Ourém (com 14 empresas cada), Aveiro e Torres Vedras (com 10 empresas cada) e Águeda (com sete empresas). Com seis empresas Gazela surgem os municípios da Figueira da Foz e Viseu, seguindo-se Caldas da Rainha e Ílhavo, com cinco empresas cada, Castelo Branco, Covilhã, Nazaré e Pombal, com quatro empresas cada, e Abrantes, Alenquer, Cantanhede e Guarda, com três empresas Gazela cada. Os municípios de Albergaria-a-Velha, Alcobaça, Anadia, Arruda dos Vinhos, Batalha, Fundão, Marinha Grande, Montemor- o-Velho, Oliveira de Frades, Ovar e Tomar apresentam duas empresas Gazela cada. Nos restantes 31 municípios, existia apenas uma empresa Gazela. Em termos sub-regionais, destacam-se as sub-regiões Região de Leiria (34), Região de Coimbra (32), Oeste e Região de Aveiro (31 empresas cada) e Médio Tejo (22). A maioria das empresas Gazela (71%) continua concentrada nas quatro sub-regiões do litoral da região Centro, o que decorre de uma maior densidade de empresas e, consequentemente, de uma maior dinamização empresarial nesses territórios.

. As 181 empresas Gazela 2024 evidenciam um crescimento expressivo no emprego, passando de 2.108 postos de trabalho, em 2020, para 6.328, em 2023, o que representa um aumento de mais do triplo, no período analisado. Isto traduz que, em média, cada empresa Gazela passou de 12 pessoas ao serviço, em 2020, para 35, em 2023.

. O volume de negócios total das empresas Gazela 2024 revela um crescimento muito expressivo, tendo aumentado mais de cinco vezes entre 2020 e 2023, passando de 124 milhões de euros, em 2020, para 694 milhões de euros, em 2023. Isto traduz que, em média, cada empresa Gazela passou de um volume de negócios de 0,7 milhões de euros, em 2020, para 3,8 milhões de euros, em 2023.

. Das 181 empresas Gazela identificadas em 2024, 72 são exportadoras, correspondendo a cerca de 40% do total. As suas exportações totalizam 186 milhões de euros em 2023, o que equivale, em termos médios, a 27% do volume de negócios e a cerca de 1 milhão de euros por empresa.

. Relativamente às atividades económicas que desenvolvem, 21% das empresas Gazela são da indústria transformadora e 19% do setor do alojamento e restauração, representando em conjunto 40% do total na região. A construção (17%), o comércio (11%) e as atividades de consultoria, científicas e técnicas (8%) continuam também a ser setores relevantes entre as empresas Gazela.

. Tendo em conta o ano da sua constituição, as empresas Gazela apuradas distribuem-se de forma semelhante pelos anos de 2015 e 2020, com cerca de 15% a 19% das empresas a serem criadas em cada ano.

. No que respeita à dimensão das empresas Gazela, estas são maioritariamente pequenas (82%) e microempresas (10%), representando, em conjunto, 92% do total. Existem 12 médias empresas e apenas duas empresas de grande dimensão.

. Das 181 empresas Gazela de 2024, 135 recebem a distinção pela primeira vez, enquanto 46 empresas já tinham sido distinguidas em 2023. Entre estas, 11 mantêm-se empresas Gazela pelo terceiro ano consecutivo, três acumulam quatro anos seguidos de reconhecimento e uma será distinguida pelo quinto ano consecutivo.

. No final de 2024, 60 das 181 empresas Gazela tinham 97 candidaturas financiadas pelo Portugal 2020 e pelo Portugal 2030, perfazendo um investimento elegível total aprovado de 87,5 milhões de euros e um fundo europeu atribuído de 45,8 milhões de euros. Destas, 49% eram candidaturas ao Programa Regional do Centro e 90% visavam investimento em inovação empresarial e empreendedorismo.

Tags: CCDRCEmpresas GazelaOliveira do Hospital
redacao

redacao

Leia também

Associação Sons da Arte apresenta atividade natalícia
Oliveira do Hospital

Associação Sons da Arte promove Barroc’ Arte de 3 a 7 de setembro

30 de Agosto, 2025
Despiste de camião cortou IP3 perto de Penacova
Informação

Despiste de camião cortou IP3 perto de Penacova

30 de Agosto, 2025
Francisco Rodrigues assume Departamento de Ação e Habitação Social da Câmara Municipal de Coimbra
Oliveira do Hospital

Francisco Rodrigues “não gostou do que ouviu” Rolo dizer nos incêndios: “perdeu a cabeça”

29 de Agosto, 2025
População foi aconselhada a “sair voluntariamente” das suas casas
Última Hora

“Depois desse murro na mesa, os meios apareceram”: Rolo justifica momento que se tornou ‘viral’ no combate aos incêndios

29 de Agosto, 2025
Turismo Centro de Portugal lança campanha de esperança “Em Verde Vivo”
Informação

Turismo Centro de Portugal lança campanha de esperança “Em Verde Vivo”

29 de Agosto, 2025
Parque fotovoltaico: João Dinis acusa Câmara Municipal de “ceder aos interesses” da Sonae Arauco
Política

Incêndios: CDU Oliveira do Hospital pede “melhor planificação e prevenção” e envolvimento das 17 freguesias

29 de Agosto, 2025
Tábua comemora Dia Mundial do Enoturismo com mostra de Vinhos do Dão
Informação

CCDR Centro promove curso intensivo de vinificação

29 de Agosto, 2025
Câmara Municipal vai modernizar paragens de transportes públicos
Informação

Câmara Municipal vai modernizar paragens de transportes públicos

29 de Agosto, 2025
“Moto IV”: GNR realiza operação de patrulhamento e fiscalização a veículos de duas rodas motorizados
Informação

“Moto IV”: GNR realiza operação de patrulhamento e fiscalização a veículos de duas rodas motorizados

29 de Agosto, 2025
Carregar Mais
Seguinte
FC Oliveira do Hospital com réstia de esperança para assegurar manutenção na Liga 3

Assembleia Geral Extraordinária do FCOH realiza-se hoje

Helicóptero do INEM acionado duas vezes para Oliveira do Hospital

Helicóptero do INEM acionado duas vezes para Oliveira do Hospital

DESCARREGUE A NOSSA APP

FESTA DO PÃO, BOLOS E BOLAS 29, 30 e 31 de Agosto

ALVOCO DAS VÁRZEAS – ARRAIAL SOCIAL25

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”
Opinião

Opinião: Os incêndios e a candidatura da CDU em Oliveira do Hospital

por redacao
30 de Julho, 2025
0

O tema dos incêndios esteve, esta manhã, em destaque no espaço de opinião na Rádio Boa Nova. Numa altura em...

Ler maisDetails
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: A ESTGOH, a disciplina de Cidadania e os parabéns a Samuel Amaro e José Carlos Pinto

24 de Julho, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: Caseiro felicita direção do FCOH e condena atitude do Chega no Parlamento

9 de Julho, 2025
Impressões do discurso de Lídia Jorge no «Dia de Portugal»

Impressões do discurso de Lídia Jorge no «Dia de Portugal»

8 de Julho, 2025

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

O programa do Agrupamento de Escolas

As nossas rubricas

original

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

PODCAST

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

As mais recentes

Associação Sons da Arte apresenta atividade natalícia

Associação Sons da Arte promove Barroc’ Arte de 3 a 7 de setembro

30 de Agosto, 2025
Despiste de camião cortou IP3 perto de Penacova

Despiste de camião cortou IP3 perto de Penacova

30 de Agosto, 2025
Francisco Rodrigues assume Departamento de Ação e Habitação Social da Câmara Municipal de Coimbra

Francisco Rodrigues “não gostou do que ouviu” Rolo dizer nos incêndios: “perdeu a cabeça”

29 de Agosto, 2025
População foi aconselhada a “sair voluntariamente” das suas casas

“Depois desse murro na mesa, os meios apareceram”: Rolo justifica momento que se tornou ‘viral’ no combate aos incêndios

29 de Agosto, 2025
Turismo Centro de Portugal lança campanha de esperança “Em Verde Vivo”

Turismo Centro de Portugal lança campanha de esperança “Em Verde Vivo”

29 de Agosto, 2025
Parque fotovoltaico: João Dinis acusa Câmara Municipal de “ceder aos interesses” da Sonae Arauco

Incêndios: CDU Oliveira do Hospital pede “melhor planificação e prevenção” e envolvimento das 17 freguesias

29 de Agosto, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design