O Município de Oliveira do Hospital está a apostar num “projeto inovador” que passa pela instalação de abrigos e postos de alimentação para gatos. Os primeiros três abrigos foram instalados em Avô, Negrelos e Póvoa das Quartas.
De acordo com Nuno Ribeiro, vereador do Município de Oliveira do Hospital a medida decorre no âmbito do programa de controlo de animais errantes, através da esterilização. Estes abrigos são instalados em locais do concelho onde já existem colónias intervencionadas através do programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver.
Os primeiros três abrigos foram inaugurados, no 23 de abril, em Avô, Negrelos e Póvoa das Quartas, estando prevista para breve a instalação de mais cinco em Aldeia das Dez, Vila Franca da Beira, Meruge, Oliveira do Hospital e Penalva de Alva.
“O objetivo desta medida é acautelar a reprodução felina silvestre e acompanhar também a alimentação destes animais, considerando também as condições sanitárias”, explicou em runião pública do executivo realizada na passada sexta-feira, 2 de maio.
Segundo avançou, “desde 2020, com a implementação do programa CDE foram esterilizados 517 gatos no concelho”.
O programa de instalação de abrigos resulta de uma candidatura ao programa de concessão de incentivos financeiros para o investimento nos CROA (Centro de Recolha Oficial de Animais), tendo o município beneficiado de 5.250 euros de apoio financeiro.


