A Rede das Aldeias do Xisto e o Jazz ao Centro Clube (JACC) voltam a juntar esforços para dar vida a mais uma edição do XJazz – Encontros de Jazz nas Aldeias do Xisto, que se estende entre abril e julho e promete momentos de exceção em localidades marcadas pela paisagem, património e autenticidade. A edição de 2025 arranca com três concertos inseridos no programa Xclusive Xisto.
O primeiro encontro está marcado para sábado, 26 de abril, na Igreja Matriz de Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, com um concerto de Mário Laginha. Nome maior do jazz português, o pianista traz ao XJazz a mestria e sensibilidade que há décadas cruzam o jazz com sonoridades brasileiras, africanas e até mesmo pop ou clássicas. Este concerto integra também o programa do Xclusive Xisto “O Autêntico está à Prova com Estrela Michelin”, já esgotado, a decorrer na aldeia entre os dias 25 e 27 de abril.
A 10 de maio, o XJazz instala-se no pátio da Casa Ti’ Augusta, em Figueira, Proença-a-Nova, para uma atuação intimista de Cláudia Franco & Filipe Duarte. Com um repertório que cruza jazz, fado e canções em português, a dupla propõe um ambiente de delicadeza e cumplicidade. A par da música, a aldeia acolhe o programa do Xclusive Xisto “Uma Tigelada de Sabor com Notas de Jazz”, de 9 a 11 de maio.
A viagem prossegue para a Praça da Cadeia, em Fajão, Pampilhosa da Serra, no dia 21 de junho, com o Ensemble Nist-Nah, coletivo de percussão e gamelão liderado por Will Guthrie. Formado em 2019, o grupo explora sonoridades do Sudeste Asiático com uma abordagem contemporânea e experimental. O concerto integra o programa do Xclusive Xisto “Viagem Guiada à Luz das Estrelas”, que decorre entre os dias 20 e 22 de junho.
O XJazz é uma iniciativa que começou em 2012, “aliando a dimensão criativa aos recursos endógenos do território – património, tradição, gastronomia, natureza, paisagem natural e cultural – valorizando lugares e comunidades”.