Na passada sexta-feira, 18 de abril, dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Oliveira do Hospital revelou o mais recente povoado de altura descoberto em Travanca de Lagos, resultado de estudos e de uma investigação executada no terreno pelos arqueólogos municipais Madalena Sousa e Rui Silva.
Em virtude das cerâmicas recolhidas no seguimento de uma prospeção arqueológica de superfície em torno do lugar dos Búzios, concluiu-se que se trata de um povoado da Idade do Bronze-Final/Idade do Ferro, na transição do final do II milénio a.C. para o início do I milénio a.C..
O Povoado dos Búzios permite conhecer, agora de um modo mais apurado, as comunidades que ao longo dos tempos povoaram a área da Freguesia de Travanca de Lagos, e articular e compreender melhor a rede do povoamento na viragem do II milénio para o I milénio a.C., do atual concelho de Oliveira do Hospital.
Já se sabia que Travanca de Lagos teve ocupação romana, mas, agora, ocupação Proto-histórica/Idade do Ferro, é um dado inédito.
O povoado dos Búzios não é uma localidade oficial. A Câmara Municipal assume este local como sendo de interesse para o património arqueológico e cultural do concelho, com beleza natural e potencial turístico. “Oliveira do hospital compreende um vasto e rico património. Onde há sempre algo mais a descobrir, algo mais para conhecer”, refere a autarquia.