Natural do concelho de Tábua, o Procurador Geral da República, Amadeu Guerra, foi ontem homenageado pela Câmara Municipal, com a mais alta distinção do concelho, a Medalha de Honra – Grau Ouro.
Demonstrando uma “excecional competência no seu percurso exemplar”, Amadeu Guerra marcou presença na sessão solene comemorativa do Dia do Município de Tábua onde viu exaltados os seus valores, que são motivo de “orgulho” para todos os seus conterrâneos.
“No dia em que assinalamos 52 anos da atribuição da Comarca de Tábua, entregamos a mais alta distinção do concelho, a medalha de Honra, a uma das referências da Justiça em Portugal e distinta personalidade natural de Tábua”, justificou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, notando que Amadeu Guerra ocupa um “alto cargo dos mais destacados da hierarquia do Estado”, o que constitui “um digno exemplo de dedicação à causa pública” e que, por isso, “orgulha e inspira todos os tabuenses”.
A homenagem a Amadeu Guerra foi também apreciada por Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra que considerou que “a sua magistratura tem sido irrepreensível”. Uma pessoa que também o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, se habituou a “respeitar e admirar no mundo da justiça”.
“Obrigado a todos os tabuenses por esta condecoração”
De volta ao concelho que o viu nascer, Amadeu Guerra recordou ontem algumas das suas vivências por Tábua e mostrou-se grato pela homenagem que o Município lhe prestou. “Obrigado a todos os tabuenses por esta condecoração”, afirmou, dirigindo-se à própria Assembleia Municipal por considerar este filho da terra como “uma pessoa digna e merecedora de receber esta distinção honrosa”. Encarou, por isso, esta distinção como “sendo o reconhecimento de toda a população” da sua terra que “se associa a este evento e que se sente confortada” por ser o próprio, “um conterrâneo, a desempenhar um alto e prestigiado cargo, o de Procurador Geral da República”.
No seu concelho, o destacado Procurador prometeu desempenhar o seu mandato com “o empenho e lealdade, perseverança para honrar e dignificar o Ministério Público e prestigiar” as pessoas da sua terra.