Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado devido à chuva.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria por causa da agitação marítima até às 12h00 de hoje e novamente entre as 18h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.
Também por causa do estado do mar, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão a amarelo entre as 18h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.
A previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros.
Também as costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros.
O IPMA colocou o grupo ocidental (Flores e Corvo) também com aviso amarelo devido à ondulação entre as 18h00 de hoje (19h00 em Lisboa) e as 00h00 de sexta-feira (01h00 em Lisboa).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, o IPMA prevê aguaceiros, tornando-se gradualmente fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã. Espera-se vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas até ao final da manhã. No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 6ºC de mínima e os 17ºC de máxima.