No longo trajeto que percorre por esta altura do ano, o Pai Natal decidiu fazer uma paragem pela freguesia de Travanca de Lagos para presentear cerca de uma centena de crianças das instituições escolares. De buggy, a personagem mítica do Natal parou no Centro Social, Jardim de Infância e Escola Primária desta freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.
A alegria e os sorrisos estampados nos rostos dos mais novos denunciavam a “boa aposta” feita pelo executivo da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos. “Todos os anos damos uma pequena lembrança a todos os meninos das instituições da nossa freguesia, creche, pré-escolar e a escola. Este ano não seria exceção. Estamos numa época de amor, de paz, de felicidade e o nosso objetivo é ver toda a gente feliz, especialmente as crianças”, afirmou Nuno Santos. Para o presidente da autarquia, “é um orgulho” Travanca de Lagos ter estas três valências de ensino.
O executivo, que nos anos anteriores entregava em mãos as lembranças para as crianças, decidiu tornar a iniciativa “mais arrojada” e incumbir essa tarefa ao Pai Natal. “Os miúdos ficaram muito felizes e estando eles felizes, nós também estamos. Foi muito gratificante ver a cara das crianças ao verem o Pai Natal a chegar e a entrar na escola”, referiu, garantindo que o objetivo é “melhorar ano após ano e continuar a fazer as crianças felizes”.
O universo de cerca de 100 crianças que frequentam as instituições traduz-se em salas lotadas e isso é um motivo de orgulho para uma aldeia. A escola primária vê, assim, as suas duas salas ocupadas. “É um orgulho enorme termos a escola primária a funcionar desta maneira”, sublinhou Nuno.
12 mil euros investidos no Incentivo à Natalidade
Palavra dada, palavra cumprida. Com o objetivo de fixar população jovem em Travanca de Lagos e para ajudar “em tempos difíceis”, o executivo implementou o programa de Incentivo à Natalidade, no qual atribui mil euros, faseadamente, a cada criança que nasça na freguesia. Para isso basta cumprir alguns requisitos do regulamento.
Desde o final de 2021, ano em que tomaram posse, 12 famílias já beneficiaram do programa, o que se traduz num investimento de 12 mil euros. “É uma aposta ganha porque, para além de ajudar os pais em tempos de dificuldade, é uma medida importante para o estímulo e incentivo à natalidade”, justificou o presidente.