O Grupo Desportivo Tourizense venceu, esta tarde, a Associação Desportiva de Lagares da Beira por 0-1, fruto de uma grande penalidade.
Foram muitos os adeptos presentes no jogo da 9ª jornada da Associação de Futebol de Coimbra, num dérbi entre equipas vizinhas, onde muitos atletas, treinadores e dirigentes se conhecem destas andanças.
Estava lançado o mote para que este encontro fosse uma boa partida de futebol. A entrada das equipas em campo foi feita com jovens da ARCIAL.
O Tourizense chegava de um ciclo de quatro vitórias sem sofrer golos, sem Pedro Fontes no banco, mas com Tó Margarido, uma “velha raposa” do futebol distrital nos comandos da equipa. Já o Lagares da Beira queria tentar sair de um início de época pouco regular e conseguir uma vitória que motivasse a equipa e o técnico Rui Vale para outros patamares com melhores resultados.
Primeira parte com o Tourizense a jogar mais no meio campo adversário, a ter mais posse de bola, com o Lagares da Beira a não conseguir sair com bola ou a criar qualquer perigo. Só aos 30 minutos, Zé Francisco consegue agarrar a bola perto da área e remata forte, mas a bola não acerta no alvo. A equipa da casa começa a subir mais no terreno e no final da primeira parte consegue equilibrar mais a partida.
Com o Intervalo a chegar e após um ‘sururu’ incompreensível e sem qualquer justificação entre jogadores junto à linha lateral, resulta na expulsão de Mauro para o Tourizense e Lameirão para o Lagares da Beira. Termina a primeira parte com o nulo 0-0.
Na segunda parte, com 10 jogadores para cada lado, há mais espaço para jogar e o Lagares da Beira entra melhor no jogo e consegue chegar mais perto da baliza do Tourizense. Ao minuto 60, é Brandon (GR do Tourizense) a evitar o pior, após fazer três defesas de recurso e sacudir todo o perigo. Os técnicos mexem no xadrez, o jogo ganha novas dinâmicas e começa a ser mais aberto e mais objetivo. Aos 70 minutos, é o Tourizense que ganha um livre perigoso, mas Bubacar cabeceia ao lado após bom cruzamento.
Nesta altura da partida joga-se muito no meio campo, mas com um jogo mais confuso. É então que acontece a expulsão de Wilson do Lagares da Beira com duplo amarelo, numa falta que foi mais uma disputa de bola dividida do que outra coisa qualquer.
Mas o caso do jogo aconteceu mesmo ao minuto 80, com uma falta na área sobre Pedro Cardoso, num lance dividido e muito duvidoso e nada mais do que também uma disputa de bola dividida e até sem grande protestos dos jogadores, mas onde o árbitro , Liliana Duarte, assinala penálti, com muitos protestos do banco e da equipa da casa. Chamado a converter, Rafael Soares não falha e faz o 0-1.
Até final, o Lagares da Beira ainda tenta chegar à frente, mas sem êxito. O resultado estava feito com a vitória do Tourizense por 1-0.
Uma arbitragem (do Nacional) que não desligou o “complicómetro” numa partida onde os jogadores se respeitaram, num dérbi onde nem sempre as coisas são fáceis.
Com este resultado, o Tourizense sobe ao sexto lugar da classificação, enquanto o Lagares da Beira continua como lanterna vermelha nesta Divisão de Elite da Associação de Futebol de Coimbra.
Lagares a Beira tem agora que preparar um novo dérbi, já na próxima semana, na deslocação ao também vizinho Nogueirense.
No final, os treinadores falaram sobre a partida, dizendo que não havia necessidade de tanta confusão.
Também Zé Francisco, capitão da AD Lagares da Beira, fez o comentário sobre este jogo.
Técnico AD Lagares da Beira – Rui Vale
Técnico Adjunto GD Tourizense – Tó Margarido
Capitão AD Lagares da Beira – Zé Francisco