Nos últimos dias de novembro, Penacova será invadida por dezenas de karatecas provenientes dos quatro cantos de Portugal continental e ilhas, num evento desportivo de destaque no panorama do Karaté Shukokai nacional. Entre sexta-feira e domingo, de 29 de novembro a 1 de dezembro, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Aniceto Simões, em Penacova, recebe o 1º Estágio da época 2024/2025, da Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS), filiada na Federação Nacional de Karate de Portugal (FNK-P).
O evento desportivo evidencia-se como um importante momento de aprendizagem técnica deste estilo de karaté, sob a orientação do Shihan Marcelo Azevedo, 8º Dan Karaté e responsável máximo da APKS. Estes momentos de aprendizagem que cruzam gerações e experiências, através de treinos em conjunto, para além da prática específica de cada cinto, culminam com a realização de exames de graduação, da responsabilidade do Conselho Técnico da APKS, consagrando o árduo trabalho desenvolvido pelos karatecas nacionais, das mais tenras idades, aos mais experientes atletas, que continuam a superar-se diariamente, na senda de se tornarem atletas e pessoas melhores e mais completas.
Pela segunda vez no espaço de dezoito meses, o município de Penacova recebe a visita de atletas desta modalidade. Tal como em maio de 2023 com o Campeonato Nacional de Karate Shukokai, a organização deste evento é uma vez mais partilhada por três instituições de promoção e desenvolvimento do karaté nacional e do desporto em geral, o Clube Karate Penacova, a Associação Portuguesa de Karaté Shukokai e a Câmara Municipal de Penacova.
Além do evento, a organização irá proporcionar momentos culturais às famílias, mediante a organização de atividades na vila de Penacova, onde o seu património cultural será partilhado, através de uma caminhada pelos diversos pontos de referência do concelho, bem como um passeio nas águas do Mondego pelo famoso “Tareco”, uma barca serrana tradicional.
Magda Rodrigues, vereadora com o pelouro do desporto da autarquia penacovense, sublinha que “esta é mais uma oportunidade e uma mostra de que em Penacova se conseguem organizar e realizar eventos de escala nacional”. Salientando ainda que “o concelho é cada vez mais eclético, mostrando um dinamismo e uma versatilidade notável, fruto do enorme trabalho que clubes e associações do nosso concelho têm feito”.
No recinto do evento, poderá ainda, continuar a explorar a riqueza cultural, gastronómica e artesanal de Penacova, com a presença de diversos representantes de projetos da região, alusivos à doçaria conventual, às esculturas em madeira, às tradições locais, deixando ainda, um espaço para insufláveis, que prometem diversão garantida aos mais pequenos.