O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou esta quarta-feira, dia 6 de novembro, com a empresa “Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A”, o contrato da empreitada de “Ampliação e Requalificação do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital”.
“É um projeto muito importante para Oliveira do Hospital, porque vai dotar a cidade e o concelho com um moderno equipamento de saúde que permitirá oferecer melhores condições trabalho e de atendimento aos utentes, aos profissionais de saúde e a todos os seus colaboradores”, frisou José Francisco Rolo.
“Queremos oferecer cuidados de saúde de qualidade e com mais meios auxiliares de diagnóstico aos oliveirenses”, sublinhou ainda o autarca, especificando que a ampliação e remodelação total daquela unidade de saúde representa um investimento na ordem dos 2 milhões e 900 mil euros – este projeto foi financiado em cerca de 2,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – ,que vai também criar novas condições para aumentar a atratividade de profissionais de saúde.
Fazendo referência à capacidade da empresa construtora que venceu o concurso público e do seu vasto portefólio de obras públicas no país, Francisco Rolo considerou que agora “o grande desafio que temos pela frente é colocar este moderno equipamento de saúde ao serviço dos oliveirenses”.
O Vereador responsável pelo pelouro da Saúde, Nuno Ribeiro, também se congratulou com o avanço desta obra, que começará no início de 2025 e terá um prazo de execução de 548 dias, manifestando uma grande satisfação pelo facto de esta empreitada ficar a cargo de uma empresa do concelho com um vasto currículo em obras públicas.
O administrador da empresa construtora com sede em Nogueira do Cravo, Joaquim Fernandes Marques, disse ser muito importante e gratificante realizar uma obra emblemática e tão necessária para Oliveira do Hospital, sublinhando que é uma honra executar esta empreitada porque está em causa o bem comum.
Recorde-se que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital encontra-se a funcionar em instalações provisórias, desde o dia 18 de outubro, na antiga escola do 1.º Ciclo de Ensino Básico, localizada no centro da cidade, na Av. Francisco Sá Carneiro.
Na ótica de Rui Pedro Loureiro, coordenador da Unidade de Saúde Familiar (USF), e Rui Ferreira, coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) – em declarações à imprensa – “esta foi a melhor solução encontrada para prestar cuidados de saúde e está tudo a correr bem e sem grandes sobressaltos”.
Um outro aspeto importante – conforme vincou Francisco Rolo, durante a assinatura do contrato de empreitada –, está relacionado com o facto de o novo Centro de Saúde poder passar a acolher novos médicos, uma vez que poderão concluir, nesta remodelada unidade de saúde, a especialidade de medicina geral, que dá acesso à carreira de médico de família.