Os antigos presidentes da Junta de Freguesia de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, têm agora um lugar de destaque no edifício da autarquia local. O atual executivo, liderado por Manuel Pimentel, decidiu homenagear todos os que lhe antecederam com a colocação das respetivas fotografias no salão da Junta.
A apresentação das fotografias decorreu no passado domingo à tarde na presença de familiares de autarcas falecidos, ex presidentes de Junta e outros eleitos da freguesia de Avô.
“A ideia das fotografias surgiu porque, quando tomei posse, achei que o papel de um presidente de junta aqui numa vila é um papel direto com os nossos fregueses e eles merecem ser recordados”, começou por explicar Manuel Pimentel, que “achava estranho” que em Avô não houvesse registo de antigos presidentes de Junta. Socorreu-se por isso do avoense António Rodrigues Gonçalves, conhecedor da história da vila de Avô, “porque havia falta de documentos em relação à época e às pessoas em si”.
“Conseguimos, felizmente, fazer com que agora possam ser recordados aqui na nossa Junta de Freguesia”, referiu o autarca.
Sem querer destacar nenhum ex autarca de modo particular, Manuel Pimentel não resistiu em fazer referência a Aristides Gonçalves, falecido neste ano. “Para mim será sempre uma referência como presidente de Junta e será sempre o presidente de Junta. Quando me falam da Junta de Freguesia de Avô, não a consigo dissociar do Sr. Aristides, por isso estou a mencioná-lo porque ele tem realmente que ser mencionado”, referiu.
A homenagem feita aos ex autarcas de Avô mereceu o aplauso do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Na ocasião, José Francisco Rolo considerou que “esteve muito bem”a Junta de Freguesia e, particularmente, o presidente Manuel Pimentel com esta iniciativa que “pode ser singela no ato de colocar um conjunto de fotografias de presidentes de junta, mas também revela um traço distintivo: o respeito pela história de Avô”.
Na opinião de José Francisco Rolo, este gesto “eleva e dignifica o serviço público prestado por estes cidadãos ao serviço da comunidade de Avô e dos avoenses ao longo dos tempos”.
“Este é um ato de elevação, claramente distintivo da função de autarca de proximidade. É com estes cidadãos que as pessoas fazem o primeiro contacto, os primeiros reparos, as primeiras reivindicações e os primeiros alertas”, reiterou.
A dar conta das diferenças de ser autarca nos tempos idos e nos dias de hoje, notando “a capacidade financeira que as Juntas de Freguesia têm hoje para tomar as decisões, fazer os investimentos e resolver os problemas”, Rolo também destacou a postura da Câmara Municipal de estar ao lado das Juntas com a transferência de verbas, na ordem dos 830 mil Euros.
Em Avô, o presidente do Município deixou uma “palavra de apreço público a um homem sereno, que é Manuel Pimentel, um homem de equipa e que tem a grande virtude de, com a sua cordialidade, estabelecer pontes com a Câmara, procurar ajuda junto das entidades e, com autonomia e com a sua equipa tem o arrojo de levar aquilo a que se propôs por diante”. “Temos tido umas boas relações de cooperação, devo dizê-lo”, enfatizou.
Em dia de grande importância para a Junta de Freguesia de Avô, o executivo prestou também homenagem a Ana Neves que, este ano, completa 20 anos ao serviço da autarquia e que “acompanhou os últimos cinco presidentes de Junta de Freguesia”. “É uma colaboradora exemplar”, frisou Manuel Pimentel.
Do mesmo modo, dirigiu palavras de reconhecimento a António Antunes, que integrou o executivo de Aristides Gonçalves e que assumiu o comando da autarquia quando foi acometido pela doença.