A vila de Arganil celebrou, esta semana, a inauguração do Conservatório de Dança, um espaço dedicado ao ensino e à prática da dança, oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação que promete ser um centro de referência cultural na região.
A cerimónia de apresentação aos encarregados de educação da turma inaugural realizou-se com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, professora Anabela Soares, da subdiretora, professora Graça Dias e ainda da diretora pedagógica do Conservatório de Dança de Arganil, professora Inês de Castro.
O novo Conservatório, situado no coração de Arganil, na Rua de Olivença, dispõe de modernas instalações equipadas com estúdios de dança, salas de aula, balneários e áreas de convívio para os alunos. O projeto do Ensino Artístico Especializado em regime articulado com o Agrupamento conta com a parceria do Município de Arganil e tem como objetivo fomentar a cultura e as artes, oferecendo formação de excelência em diversas modalidades de dança, desde o ballet clássico até à dança contemporânea.
Durante a cerimónia de inauguração, a diretora do Conservatório, Inês de Castro, expressou a sua gratidão e entusiasmo: “Este é um sonho que se torna realidade. Estamos ansiosos para começar as aulas e oferecer aos nossos alunos uma formação de alta qualidade. Queremos que o Conservatório de Dança de Arganil seja um lugar onde a paixão pela dança seja cultivada e celebrada.”
Com o Conservatório de Dança de Arganil, o concelho dá um passo importante na valorização das artes e no fortalecimento da sua identidade cultural, prometendo ser um pólo de atração para jovens talentos e amantes da dança de toda a região da Beira Serra.
Ressalve-se que foi aberta este ano uma turma do 1º grau/5º ano de escolaridade e que para o próximo ano letivo serão feitas audições para os alunos que queiram integrar este curso, onde o plano de estudos é adaptado e além das disciplinas de componente geral, passam a ter disciplinas práticas e específicas no seu currículo, tais como Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Contemporânea, Expressão Criativa e Música. No fim do ciclo, os alunos têm uma dupla certificação, na medida em que também lhes será atribuído um diploma de conclusão do ciclo de estudos no curso de dança, homologado pelo Estado Português.
A primeira semana de aulas decorreu com muito entusiasmo, deixando as alunas motivadas para o plano de estudos e atividades propostas.