Cerca de 340 hectares do concelho de Oliveira do Hospital, na freguesia de Seixo da Beira, foram destruídos pelas chamas no sábado, faltando ainda contabilizar a área ardida na terça-feira, revelou o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.
O autarca de Oliveira do Hospital explicou que em menos de oito horas foram consumidos cerca de 340 hectares do seu concelho, depois do incêndio de Paranhos ter atravessado para Seixo da Beira.
“Agora falta contabilizar a área ardida durante o dia de terça-feira. Já está a ser feito o levantamento da área ardida e dos danos”, informou.
De acordo com José Francisco Rolo, o incêndio que atingiu o concelho na terça-feira ficou resolvido rapidamente, vivendo-se agora “um momento estável e controlado”.
O autarca recordou que na terça-feira tiveram “a norte um fogo a cercar Oliveira do Hospital do lado de Nelas e outro na zona das Caldas da Felgueira, também do lado de Nelas”. “As chamas também nos cercaram do lado de Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal, e ainda do lado do concelho de Tábua”, acrescentou.
Disse ainda que durante a madrugada de quarta-feira, por volta das 01:30, registou-se mais uma ocorrência entre Lagares da Beira e Meruge que, atendendo à hora e ao facto de a zona “estar tranquila”, “levanta suspeitas de fogo posto”.
“Depois de dias com grande preocupação, com o concelho de Oliveira do Hospital cercado por várias ocorrências de grande dimensão, felizmente conseguimos acorrer com meios. Deixo uma palavra de reconhecimento e apreço ao esforço e organização dos bombeiros e a boa coordenação de meios”, concluiu.