No programa desta semana, estive à conversa com um dos autores portugueses de maior sucesso na atualidade, Lourenço Seruya.
Ao longo da conversa, comecei por perceber onde surge a inspiração para os seus livros e como é o processo de escrita de cada um. Convém dizer que o Lourenço tem já quatro livros publicados, sendo que a ação do último se passa no Piódão.
O autor refere que um dos seus maiores exemplos na Literatura é Agatha Christie, apelidada por muitos como a rainha dos policiais, sendo nela que se inspira. Assim, Lourenço escreve policiais, o seu género de eleição, onde o leitor só consegue descobrir o verdadeiro culpado mesmo no final do livro.
Refere também que a aceitação do público o tem deixado feliz e motivado para continuar a escrever, comentando que, quando lançou o seu primeiro livro, não havia muitos autores portugueses a escreverem este género, fazendo dele um pioneiro.
Finalmente e dando foco ao seu último livro, Crime na aldeia, Lourenço refere que nunca tinha visitado a aldeia do Piódão, mas que lhe pareceu ser o local indicado para dar sequência aos livros que têm como pano de fundo o distrito de Coimbra e, neste episódio, conta-nos como foram as suas visitas a uma das Aldeias do Xisto.
Se gosta ou têm curiosidade nos livros do autor e sempre quis saber como é que os mesmos são escritos, este programa é para si!
O Agora é que me livro! é transmitido na Rádio Boa Nova à quarta-feira, às 21h, e aos sábados, às 9h. Pode, ainda, ouvir o programa sempre que desejar no website da Rádio, no Spotify ou nas restantes plataformas de áudio.
Fique bem, fique com os livros