Em Alvoco das Várzeas “os preparativos estão a correr muito bem” para a terceira edição do Arraial Social que arranca já amanhã, dia 29, e decorre até sábado, 31 de agosto, com a participação da Estudantina Universitária de Coimbra, Saúl e Pegadinha. O evento, que tem associado um conceito “social”, pretende angariar fundos para a Requalificação do Salão Polivalente da CERCAV – Edifício Social.
Promovido pela Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, o Arraial Social conta com a “cooperação do associativismo” que desde a sua primeira edição tem sido fundamental na consolidação do evento.
“Temos faseadamente crescido a nível de conceito e de arraial. No primeiro ano foi mais familiar, no segundo ano já tivemos um elan diferente e neste terceiro ano, também com artistas nacionais e mais reputados, conseguimos dar uma nova força a este conceito que quer fazer obra”, avançou esta manhã o secretário da Junta de Freguesia de Alvôco das Várzeas, João Pais.
Em entrevista no programa “Manhãs da Rádio Boa Nova”, o jovem autarca explicou que a ideia surgiu da necessidade de recuperar as festas que se foram perdendo em Alvôco, “principalmente no pós pandemia”.
“Pensámos por que não fazer uma festa e ao mesmo tempo inovar, agregando uma comunidade, as associações, em que todo o retorno financeiro vai para uma obra”. A ideia transformou-se em realidade: “temos novamente festa, damos cultura à pessoas, literacia também, e temos três dias de festividades em que o objetivo e o foco é a angariação de fundos para a recuperação do polivalente da CERCAV”.
“É um espaço que está num estado mais degradado, mas que é a porta de entrada para o associativismo da nossa localidade. Queremos um espaço novo, airoso e renovado para que esta força associativa possa, no tempo mais invernil, ter um espaço de colaboração e interatividade”, explicou João Pais.
O Arraial Social vai decorrer na Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, um dos ex ex-libris da freguesia que, a partir de amanhã, vai contar com mais um ponto de atração turística. Trata-se de uma réplica da Ponte Medieval que ali está situada, acompanhada pela contextualização histórica. A inauguração deste novo elemento vai assinalar o arranque das festividades do Arraial Social.
Às portas da terceira edição do evento, João Pais está confiante no sucesso do Arraial Social. “O objetivo é que o Arraial se torne numa marca de Alvoco como outras que já temos. Conto que o arraial faça 30 anos daqui a 27 anos e que esse espírito social e de missão esteja sempre patente neste Arraial”, avançou.
Pensado para animar as gentes de Alvôco das Várzeas, o Arraial Social é dirigido ao concelho, à região e a todos os turistas que, nesta altura de verão, visitam a freguesia. João Pais convida por isso a uma visita ao Arraial e à freguesia que acaba de lançar a marca: “Visite Alvoco das Várzeas: onde a Natureza e a Tradição se encontram”.