O universo, a astrofotografia e a observação noturna do céu no Monte do Colcurinho estiveram em destaque na segunda edição do Encontro de Astronomia “AstroColcurinho 24 – O Céu do Açor”, no Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, Oliveira do Hospital.
A iniciativa decorreu no dia 7 de agosto e foi organizada pelo Santuário de Nossa Senhora das Preces, com os apoios da Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e Clube de Astronomia do Alva. Integrou, no programa, uma sessão técnica e uma sessão prática.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, destacou as “condições únicas, tanto de dia como de noite, que o Santuário e o Monte do Colcurinho oferecem” e que são potenciadoras “de captar novos públicos” e que, por isto, “claramente queremos posicionar o nosso concelho no âmbito do Projeto Dark Sky”, em Aldeia das Dez e em São Gião.
Nesta segunda edição do encontro de astronomia realizado em Oliveira do Hospital, o programa integrou intervenções sobre “As Escalas do Universo” e sobre se “Há vida Extraterrestre?”, pelo astrónomo israelita Federico Neiman, e a temática da “Astrofotografia prática” e a “Anatomia da Lua: o Lunar 100”, por Paulo Sérgio Pereira e Miguel Pereira Pinto, do Clube de Astronomia do Alva.
Na perspetiva de Paulo Sérgio Pereira, um dos mentores das sessões de observação noturna do céu dinamizadas nos últimos meses pelo Clube de Astronomia do Alva, “os seguidores da astronomia que nos visitam ficam estupefactos com as características do Colcurinho, que são ideais para a observação do céu, uma vez que a partir dali há muito para explorar e para ver”.
Por sua vez, o geógrafo e professor universitário Luciano Lourenço, no evento em representação da Irmandade de Nossa Senhora das Preces, defendeu que “atribuir mais esta valência ao espaço do Santuário é um trabalho a desenvolver. É um espaço de cariz religioso, mas é imperativo que lhe sejam dadas outras dinâmicas, culturais e ao nível do turismo”.
A segunda edição do Encontro de Astronomia “AstroColcurinho 24 – O Céu do Açor”, culminou no Monte do Colcurinho, na Serra do Açor, a 1244 metros de altitude, com os participantes a contemplar o pôr do sol, a que se seguiu uma sessão de observação astronómica do céu noturno com telescópio.