A 13ª temporada do programa “A Escola e o Meio” está em destaque no Mega 5, o jornal do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com a publicação de um artigo assinada pelos professores coordenadores do programa: Ana Mendonça e Basílio Lima. Leia o artigo aqui.
Mais um ano letivo que chegou ao fim, tal como a 13.ª temporada do programa semanal «A Escola e o Meio», dinamizado pelo Clube de Rádio da AEOH desde 2011 e, este ano, coordenado pelos professores Ana Mendonça e Basílio Lima. Ao longo deste ano letivo, 2023/2024, foram transmitidos 23 programas na Rádio Boa Nova (RBN), às quintas-feiras e aos sábados. Estes programas, assim como os das temporadas anteriores, estão disponíveis no podcast da RBN, na rubrica «AEOH – A Escola e o Meio».
O programa «A Escola e o Meio» contou com uma estrutura base que se manteve ao longo de todos os programas, assente em rubricas com assinatura de autor e um reportório musical escolhido pelos elementos do Clube de Rádio, nomeadamente os alunos Ricardo Neves e Sebastião Alves.
Salienta-se o bom ambiente, a partilha de emoções e de atitudes, a boa disposição e as boas gargalhadas em todos os programas. Bons debates e boas rubricas sempre com temas atuais, oportunos e interessantes, acompanhados de boa música.
Foram sem dúvida bons momentos para recordar e ouvir!
A Ana Ribeiro, que entrou este ano para o Clube, presenteou-nos com informações relevantes sobre a história, a arte e a importância de vários instrumentos musicais dentro do universo da música.
Bem como a novel Diana Diniz, que nos concedeu boas lições sobre a moda e a sua relação com o mundo em que vivemos e as tecnologias.
O nosso “homem” do cinema, o aluno José Ribeiro, fez a historiografia do cinema desde os seus primórdios até à atualidade.
A aluna Matilde Martins, responsável pelas sugestões de leitura, apresentou uma panóplia de livros, focando os aspetos mais relevantes e motivadores de forma a seduzir os ouvintes para a leitura dos mesmos. Ler mais é saber mais!
Através da rubrica do aluno João Mário, ficámos a conhecer um pouco as novidades do mundo cinematográfico, das séries televisivas e do mundo virtual. Porém, a faceta que ele acabou por revelar, neste final do ano letivo, foi a sua inserção no mundo musical, como intérprete do grupo “Jario”, cujas músicas ficámos a conhecer.
Acutilante e perspicaz. Estes dois adjetivos qualificam as crónicas semanais da política nacional e internacional realizadas pela aluna Mafalda Correia. Ao ouvirmos as crónicas da Mafalda desde o primeiro programa, podemos traçar o panorama político lusitano e mundial vivido durante o ano letivo.
A atualidade política internacional foi notícia neste programa pela voz da aluna Beatriz Vaz Patto. Fazendo uma retrospetiva do panorama internacional através dos textos da Beatriz, constatamos que o mundo viveu e vive uma crise profunda de valores e, sobretudo, de humanismo, com destaque para os múltiplos conflitos à escala mundial.
Com as sugestões de viagens da Mafalda Correia, pudemos percorrer o país de norte a sul, visitando feiras, festas e património cultural, arquitetónico e paisagístico. Revendo todas as sugestões apresentadas pela Mafalda, podemos compor o mapa de festas, feiras e romarias de Portugal ao longo do ano letivo. «Em qualquer aventura, /O que importa é partir, não é chegar» – Miguel Torga, «Viagem».
O Sebastião Alves introduziu, neste ano, uma nova rubrica de sucesso: “espaço de debate” sobre temas pertinentes e da atualidade. Foram discussões acaloradas, expressando, por vezes, pontos de vista diferentes, mas sempre num espírito de tolerância e respeito. Um dos seus convidados de eleição foi o Duarte Vieira, sempre polémico com as suas intervenções.
Sendo este programa do AEOH, nos vários programas destacámos as atividades desenvolvidas pelo Agrupamento durante cada semana. No final, os 23 programas de «A Escola e o meio» constituem um prolixo compêndio das atividades do AEOH.
Sem dúvida, um agrupamento do interior, mas de uma riqueza extraordinária!
Por outro lado, convém salientar que houve em muitos programas momentos que deixaram uma marca indelével nesta 13º temporada radiofónica. De facto, as entrevistas feitas a várias personalidades (alunos, ex-alunos, professores, avós, e não só…) que se evidenciaram ao longo do ano letivo, «por obras valerosas», foram os momentos que merecem ser sublimados. Inesquecíveis foram igualmente os momentos em que pudemos apreciar atuações musicais ao vivo através das vozes prodigiosas e promissoras das alunas Madalena Costa e Sofia Fonseca.
Merece ainda destaque o programa dedicado aos 50 anos do 25 de Abril. Foi uma sessão de evocação histórica através das canções senha e das memórias na primeira pessoa contadas pelos nossos convidados, ainda jovens na época, D. Ana Lemos, D. Celeste Vieira, Sr. Abílio Lopes e Sr. José Vieira. Contámos, ainda em estúdio, com a presença de alunos do 2.º ciclo, coordenados pela Professora Cristina Dias, que recriaram, de uma forma exemplar, a divulgação da boa nova – fim da ditadura, início de uma nova era – trajando o uniforme militar do MFA.!
O Clube de Rádio, fundado pela nossa querida colega Célia Lourenço, permitiu que, ao longo de todos estes anos, tantos alunos tivessem a oportunidade de descontrair, conviver, conversar e partilhar assuntos do seu interesse e, também, de encontrar o seu caminho no seu percurso académico e pessoal, testemunhos dos nossos locutores.
Aos nossos locutores, Mafalda Correia, Beatriz Vaz Patto, Matilde Martins, Martim Santos, Ricardo Neves, João Ferreira, Sebastião Alves, que, no próximo ano letivo, irão seguir as suas vidas fora do AEOH, desejamos felicidades e os maiores sucessos. Chegou a altura de voarem…voarem longe, seguirem os seus sonhos e serem felizes!
Bem-haja queridos alunos e excelentes locutores, por serem quem são, jovens interventivos, interessados em tudo o que vos rodeia e bons comunicadores.
Jovens como vós fazem-nos acreditar que a juventude é o que há de melhor na nossa sociedade.
Um agradecimento muito especial à Radio Boa Nova, uma rádio que permite aos jovens oliveirenses levar mais longe a sua voz e o seu gosto pela comunicação.
Ana Mendonça
Basílio Lima