Um espetáculo musical para a população sénior, uma palestra sobre parentalidade positiva, ações de sensibilização e uma exposição sobre livros censurados no feminino marcam as comemorações de “Junho_Mês da Igualdade e da Inclusão em Oliveira do Hospital”, a decorrer até ao final do mês.
O programa, organizado pela Rede Social do Município de Oliveira do Hospital, a PAASI -Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oliveira do Hospital e a Equipa Igualdade Local Cidadania Responsável integra, esta quarta-feira, dia 19, às 21h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, o espetáculo musical “Todos Somos uma Canção”, dinamizado pela Associação ExtraGenária e aberto à presença de toda a comunidade.
Dia 20, ExtraGenária, cujo trabalho é dedicado à criação de oportunidades para as pessoas mais velhas serem felizes, realizarem os seus sonhos e reencontrarem o seu potencial único, volta ao palco do Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários para um espetáculo musical dirigido à população sénior utente das IPSS do concelho, a partir das 14h30.
Na sexta-feira, 21 de junho, às 17h00, o Dia Municipal da Igualdade é assinalado com a abertura da exposição “Corte e Costura – Livros de Autoras Portuguesas Censurados durante o Estado Novo”, seguida de uma reedição da atividade “Noite dos Livros Censurados no Feminino”, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Segunda-feira, 24 de junho, às 18h00, no auditório do Crédito Agrícola, decorre a palestra interativa “Parentalidade pela Positiva Missão (Im) Possível?”, dirigida a pais e educadores. Esta palestra é conduzida por Nuno Pinto Martins, jornalista e especialista em inteligência emocional, autor do livro e das páginas das redes sociais “Educar pela Positiva”.
O programa integra ainda, no dia 28, uma formação sobre “Ser Feliz a Cuidar”, dirigida às IPSS concelhias, no Centro Comunitário de Lagares da Beira. Ao longo do mês, o programa, que começou a 1 de junho, no âmbito do Dia Mundial da Criança, tem vindo a integrar sessões de sensibilização para a temática da igualdade de género, junto da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA e ações intergeracionais nas IPSS, dinamizadas pelo Projeto ESCOLHAS Missão Futuros E9G.
“Junho_Mês da Igualdade e da Inclusão em Oliveira do Hospital” é destinado a toda a comunidade, equipas técnicas, crianças e jovens, idosos e cidadãos portadores de incapacidade e tem o objetivo de trazer para o espaço público a promoção dos valores dos direitos humanos, da igualdade, da não discriminação e da não violência.