Já começaram os trabalhos de substituição da ponte suspensa pedonal na aldeia de Foz d’Égua, na freguesia do Piódão, em Arganil. A estrutura estava interdita há vários anos por problemas de segurança.
O local, muito procurado por turistas e um dos mais fotografados da região nas redes sociais, vai ser alvo de uma requalificação que é responsabilidade do Município de Arganil, que ali fará um investimento de 150 mil euros. De acordo com o comunicado enviado às redações, a nova ponte terá “características semelhantes à anterior, mantendo-se o pitoresco ‘postal’ que tem contribuído para tornar a aldeia mundialmente famosa”.
Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, defende que a ponte, em conjunto com a zona balnear, constitui um “elemento extraordinário do ponto de vista paisagístico e de afirmação, não só da aldeia de Foz d’Égua, mas também do concelho e do seu património natural e turístico”.
A utilização da ponte pelos visitantes voltará a ser possível ainda este ano, dado que a obra deverá ficar concluída em oito meses (240 dias). Em conjunto acontecerá igualmente uma “intervenção de beneficiação da zona balnear de Foz d’Égua”. A obra “destina-se a valorizar a zona envolvente, permitindo melhorar os acessos e as condições para a prática balnear naquela zona”, dá conta a autarquia.