Com a chegada do verão, pastores e rebanhos rumam às pastagens de altitude, na Festa da Transumância e dos Pastores. A subida à Serra da Estrela acontece a 6 de julho e celebra uma prática secular e identitária do território, que pode ser acompanhada por turistas, visitantes e residentes.
Este evento, que destaca a prática ancestral da transumância, permite que turistas, visitantes e residentes acompanhem os pastores e seus rebanhos na subida à Serra da Estrela. Não se trata de uma recriação, mas sim, de uma concertação de vontades, em que a prática solitária de outrora, dá lugar à partilha de experiências, entre pastores e todos os que se propõem a vivenciar o pastoreio por um dia.
A festa começa 15 dias antes, no dia 23 de junho, com a romaria das ovelhas à Festa de São João Baptista, na aldeia da Folgosa da Madalena. Os pastores desfilam com seus rebanhos, pedindo proteção e um bom ano de pasto ao padroeiro.
No dia 6 de julho, o percurso de 11 km inicia-se em Seia, com mais de 3000 cabeças de gado, atravessando a zona histórica da cidade em direção à Aldeia de Montanha do Sabugueiro. O trilho segue por caminhos e canadas que, há séculos, conduzem pastores e rebanhos ao cimo da montanha.
Durante o trajeto, os participantes poderão, ainda, desfrutar de degustações gastronómicas, inspiradas na tradição gastronómica pastoril e regional, e momentos de animação.
Os interessados em participar podem inscrever-se na página de internet do Município (https://cm-seia.pt).